Como começar a empreender? 15 dicas para você iniciar

Dicas úteis para começar a empreender e saber diferenciar mitos e verdades acerca do mundo empresarial
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Começar a empreender e ter sua própria empresa é um sonho presente na vida de muitos brasileiros. Segundo pesquisa do GEM, cerca de 90 milhões de pessoas estavam envolvidas no mundo do empreendedorismo no país em 2022.  

Apesar disso, é grande o medo e a incerteza no momento de abertura do negócio: seja pelo fator financeiro, alto risco de investimento, receio de não saber separar a vida pessoal do novo projeto, ou simplesmente pela falta de informações precisas e acessíveis sobre esse processo.  

Tudo isso faz com que muitos planos fiquem apenas no papel, já que muitas pessoas têm ideias criativas e inovadoras, mas não sabem como começar a empreender. 

Pensando nisso, esse guia traz algumas dicas valiosas de como abrir o próprio negócio de forma descomplicada. 

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O que é ser um empreendedor? 

Ser um empreendedor é ter as habilidades necessárias para transformar uma demanda de mercado, projetos e novas ideias em uma oportunidade de negócio, sabendo gerenciar recursos, equipe e diferentes setores da empresa, além de acompanhar o mercado. 

O empreendedorismo é, de forma concisa, a capacidade de colocar ideias em prática e geri-las com um bom planejamento. 

Vale lembrar, porém, que não é preciso ter o próprio negócio para ser considerado um perfil empreendedor: o que define esse conceito é a capacidade de aplicabilidade de ideias.  

Muitas pessoas demonstram ter um espírito empreendedor desde muito cedo, mas se engana quem acha que isso não é uma habilidade que pode ser desenvolvida ao longo do tempo. 

Com muito estudo, experiência e determinação é possível fazer com que a inovação seja sinônimo de lucro, atendendo demandas do público-alvo e trazendo novas propostas, produtos e serviços para o mercado. 

Pessoas que estiveram à frente de empresas icônicas que hoje em dia servem de referência global, como a Nestlé, Coca-Cola, KFC e McDonald’s, só conquistaram sucesso em seu meio após os 50 anos, o que significa que nunca é tarde demais para empreender. 

Mitos e verdades sobre empreendedorismo 

Existem muitas falas incorretas perpetuadas acerca do mundo do empreendedorismo, o que muitas vezes desmotiva quem tem o desejo de colocar ideias e projetos em prática e começar o próprio negócio. 

Sabendo disso, preparamos uma tabela que traz alguns mitos e verdades sobre o tema:

Mitos sobre Empreendedorismo  Verdades sobre Empreendedorismo 
Empreendedores nascem, não são feitos  O empreendedorismo pode ser ensinado e desenvolvido por meio de educação e experiência. 
É preciso ter muito dinheiro para começar um negócio  Muitos negócios bem-sucedidos começaram com investimentos mínimos. A criatividade e o planejamento são mais importantes. 
O empreendedorismo é solitário  Muitos empreendedores constroem equipes sólidas e colaboram com outros profissionais. 
Sucesso acontece da noite para o dia  O sucesso geralmente é resultado de anos de trabalho árduo, aprendizado e perseverança. 
Empreender é menos estressante do que ter um emprego comum  Empreender pode ser extremamente estressante devido à incerteza e à responsabilidade financeira. 
Falhar é o fim da linha  Muitos empreendedores de sucesso enfrentaram falhas antes de alcançarem o sucesso. 
É preciso ter uma ideia inovadora para ter sucesso  Negócios bem-sucedidos muitas vezes melhoram ideias existentes ou atendem a necessidades básicas de forma eficaz. 
O empreendedorismo é apenas para jovens  Empreendedores de todas as idades podem ter sucesso, e a experiência muitas vezes é uma vantagem. 
É preciso trabalhar 24/7 para ter sucesso  O equilíbrio entre trabalho e vida pessoal é essencial para evitar o esgotamento. 
Empreender é mais fácil em setores específicos  O sucesso no empreendedorismo depende mais da execução, do planejamento e da adaptação do que do setor em si. 

15 dicas para começar a empreender! 

Para facilitar a entrada no mundo do empreendedorismo, que muitas vezes pode ser intimidadora e incerta, existem algumas dicas muito importantes que podem nortear o novo empreendedor e aumentar muito a sua probabilidade de acertos. 

1. Encontre uma oportunidade de mercado 

Uma boa forma de entrar no mercado é, antes de tudo, fazer uma análise das oportunidades. Isso significa transformar uma demanda do consumidor em uma oportunidade de negócio, trazendo inovação ou melhorando um produto e serviço já existentes. 

Observar as lacunas e problemas não resolvidos é uma ótima forma de encontrar seu nicho de mercado, desenvolvendo soluções para as dores do público-alvo.  

Isso pode ser feito por meio de pesquisas de mercado, explorando tendências, e até mesmo buscando inspiração em suas próprias experiências diárias, o que você gostaria que estivesse disponível no mercado, ou de que forma aperfeiçoar aquilo que já é vendido. 

2. Identifique sua paixão e habilidades 

Para que um negócio dê certo, é preciso que o empreendedor realmente goste e acredite naquilo que oferece. Para isso, é importante alinhar seus gostos e interesses pessoais àquilo que se busca colocar no mercado.

Isso também ajudará a manter um bom nível de motivação mesmo que o negócio passe por tempos difíceis, e uma sensação de satisfação em colocar em prática algo que realmente faz sentido para o empreendedor.  

3. Gere ideias de negócios 

Para se manter relevante no mercado, é importante ter um bom planejamento e ideias bem estruturadas. Algumas formas de colocar isso em prática são: 

  • identifique as dores do público-alvo e se apresente como uma solução para saná-las; 
  • explore diferentes nichos de mercado, apostar em uma única solução pode ser uma estratégia arriscada; 
  • esteja sempre em busca de soluções inovadoras ou busque incrementar e otimizar algo que já é oferecido no mercado, com um toque próprio; 
  • observe o que outras empresas estão fazendo e como a concorrência se comporta; 
  • siga as tendências de negócio e faça bom uso delas. 

4. Faça uma pesquisa de mercado 

Antes de pôr o projeto em prática, é preciso fazer uma pesquisa de mercado aprofundada, para entender como as marcas concorrentes estão se comportando, quais as tendências, além de validar a demanda que se busca oferecer. 

Esses dados devem ser armazenados em um local seguro, mas que proporcione um panorama completo que sirva como estratégia para a entrada da empresa no mercado. 

5. Crie um plano de negócios 

Por trás de todo projeto de sucesso existe um planejamento muito bem elaborado. Pensando nisso, é necessário que o empreendedor crie um plano de negócios sólido, levando em consideração esses principais pontos: 

  • definição da missão e visão da empresa, seu posicionamento e quais causas e valores defende; 
  • quais serão as estratégias de marketing a serem utilizadas, definidas com base em projeções e pesquisas de mercado; 
  • projeções financeiras; 
  • análise SWOT: ela definirá as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças relacionadas ao projeto da empresa, e como contorná-las. 

6. Defina sua estrutura financeira 

É muito importante que o empreendedor tenha noções de princípios financeiros, já que sem isso não será possível fazer uma boa gestão do negócio. É geralmente um grande erro deixar todo esse setor nas mãos apenas do contador. 

É necessário ter dados concretos sobre o orçamento disponível e qual é o capital social inicial, necessário para pôr o projeto em prática, quais as prospecções de lucro, meta de vendas, e outros conceitos importantes para estabelecer um bom fluxo financeiro. 

7. Escolha como se formalizar 

É indispensável que qualquer dono de empresa esteja a par dos trâmites de formalização do negócio. É necessário fazer a abertura do CNPJ, cujo tipo dependerá da atividade realizada pela empresa, e definição da sua natureza jurídica (EI, SLU ou LTDA). 

Existem alguns tipos de empresa mais comuns. MEI, ou Microempreendedor Individual, que só é cabível para empresas com até um empregado e cuja renda mensal seja de até R$6.750,00 por mês, além de ser vedada a participação em qualquer outra empresa. 

Além dessa, existe também o ME, ou Microempresa, com no máximo 19 empregados, caso a atividade desempenhada seja de indústria, e 9, se for para comércio e serviços, além de um faturamento bruto anual de no máximo R$360 mil. 

Há também a EPP, ou Empresa de Pequeno Porte. Esse é o tipo ideal para negócios maiores, com rendimento de R$360 mil a R$4,8 milhões anuais. 

Existem ainda outros passos, como a feitura de um Contrato Social, registro na Junta Comercial e alvará de funcionamento. É bastante recomendada, e inclusive mandatória, em alguns casos, a contratação de um contador de confiança para facilitar todo esse processo. 

8. Encontre recursos e apoio 

Atualmente, existem diversos recursos à disposição de novos empreendedores, que podem ser utilizados para auxiliar no processo de abertura do negócio. Alguns deles são: 

  • financiamento; 
  • programa de aceleração, uma proposta de investimento em startups; 
  • incubadoras, que são projetos ou empresas cujo objetivo é auxiliar pequenas e microempresas a desenvolverem seus projetos; 
  • redes de apoio com outros empreendedores, ótima forma de fazer conexões e trocar experiências. 

9. Crie uma marca e presença online 

Na era da tecnologia e das redes sociais, dificilmente uma empresa se consolidará caso não tenha uma marca identificável e presença online. É muito importante definir elementos como identidade visual, posicionamento da marca e estratégias de marketing digital.

A criação de uma marca para a empresa reforça sua presença em vários canais diferentes, e aumenta as chances de interesse do consumidor pela solução oferecida.  

Algumas formas de fazer isso agregando valor à marca e ao produto  é a criação de um website profissional, com um design agradável e intuitivo, que traga todas as informações sobre a empresa e seus produtos ou serviços. Além disso, tenha uma boa presença em redes sociais como o Instagram e TikTok. 

10. Desenvolva seu produto ou serviço 

É preciso desenvolver bem seu produto ou serviço antes de colocá-lo no mercado, já que investir na comercialização de um produto que deixa a desejar seria um grande desperdício de tempo, recursos e dinheiro. 

Para isso, é necessário investir em um bom design, tanto visualmente quanto no que diz respeito à usabilidade, prototipagem, que ajuda na visualização do produto final e correção de falhas, além de vários testes antes que o projeto final seja aprovado. 

Tudo isso deve ser feito levando em consideração o público-alvo da marca e quais são seus gostos, hábitos de consumo e preferências. 

11. Estude marketing e vendas 

Conhecer sobre marketing e vendas é o que faz com que empresas que oferecem bons produtos e serviços realmente tenham sucesso. Isso porque é preciso não só oferecer qualidade e inovação, mas também garantir que ela chegue até o consumidor. 

Por isso, é muito importante conhecer conceitos como segmentação de mercado, desenvolvimento das melhores estratégias de marketing conforme as metas e nicho da empresa, e técnicas de vendas que ofereçam bons resultados. 

Esses conhecimentos podem ser obtidos por meio da leitura, cursos para microempreendedor, palestras, convenções, artigos de blog, entre outros. 

 12- Faça networking 

Para crescer em qualquer meio profissional, é muito importante estar em contato com outras pessoas da área e estabelecer conexões que podem ser sinônimo de oportunidades no futuro.  

Por isso, é muito recomendado ir a eventos de networking, frequentar cursos e oficinas presenciais ou online, usar sites como o LinkedIn para se conectar com outros profissionais da área e acompanhar quem já é referência, e ver as conexões como troca de experiência e oportunidade. 

13. Tenha uma lista de fornecedores de serviços e produtos 

Por trás de qualquer produto ou serviço de qualidade, está a presença de um bom fornecedor. Construir uma boa rede com fornecedores faz com que todos os processos da empresa ocorram de forma menos estressante e garante resultados muito melhores. 

A pesquisa é a principal forma de encontrar essas pessoas e empresas, o que pode ser feito por meio da internet, frequentando feiras ou eventos do seu nicho de mercado, analisando catálogos online, etc. 

Além disso, é crucial manter um bom relacionamento com os fornecedores de sua confiança, para manter a qualidade e disponibilidade de produtos ou serviços. 

14. Gerencie suas finanças com cuidado 

Uma boa gestão financeira é um fator decisivo no sucesso de qualquer tipo de empresa. Por isso, é muito importante acompanhar de perto o fluxo de caixa, despesas, lucros e definir estratégias para melhorar cada vez mais esses processos. 

É possível gerir esse setor fazendo o uso do ERP da Omie + Internet Banking, um sistema que integra dados das mais diversas áreas da empresa e fornece indicadores que podem servir para a elaboração de estratégias mais exatas e atualizadas. 

15- Mantenha-se resiliente  

Todo começo é difícil, principalmente para um novo negócio, ainda desconhecido para o público em geral. Por isso, é muito importante se manter resiliente quando surgirem problemas e lembrar dos motivos que te levaram a querer empreender. 

Acreditar que os produtos e serviços oferecidos têm o potencial de melhorar a vida de seus consumidores deve servir como incentivo para continuar. Além disso, é importante ter uma boa rede de apoio formada por pessoas que entendam seu momento e estejam dispostas a ajudar.  

Com conhecimento, é possível transformar seus planos em realidade 

Ter espírito empreendedor e estar disposto a melhorar a vida das pessoas são características muito louváveis, mas é necessário estarem atreladas a um bom conhecimento de mercado e das melhores estratégias de funcionamento do negócio. 

A junção desses dois fatores tende a ser sinônimo de empresas formadas por pessoas bem-sucedidas, que entendem seu público e amam o que fazem. Para saber mais sobre empreendedorismo, confira as soluções para empreendedores da Omie!

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