Existem determinadas características de um líder que são fundamentais para exercer um bom trabalho, em que os liderados se sentem motivados e entendem da sua importância para o sucesso da equipe. Liderar não é uma tarefa simples, requer não somente o domínio técnico da sua área, mas também saber lidar com pessoas de maneira a impulsioná-las para desenvolverem suas habilidades, se sentirem confiantes e darem o seu melhor.
Empatia, saber ouvir o outro, se comunicar bem e visão estratégica são algumas das qualidades que destacam uma boa liderança. Um líder precisa compreender que liderar vai muito além de tarefas e metas a serem cumpridas. Afinal, o relacionamento interpessoal entre o time influencia nos resultados, seus colaboradores precisam ter interações saudáveis para que o trabalho flua. Confira o artigo e aprenda mais sobre o assunto.
Qual é a importância da liderança?
Contar com boas lideranças na prática é essencial para o sucesso de qualquer tipo de empresa. As ações de um líder influenciam diretamente no desempenho de uma equipe de forma positiva ou negativa.
Os colaboradores se inspiram e buscam orientações na figura do líder. Se este não se demonstra solícito, não está aberto para o diálogo ou trata sua equipe fora das diretrizes da CNV (Comunicação Não Violenta), dificilmente as pessoas se sentirão motivadas para darem o melhor de si.
Por outro lado, um líder que sabe se comunicar com clareza, se preocupa com o bem-estar de cada integrante da sua equipe, reconhece as conquistas de cada um, mas também aponta quando melhorias são necessárias, consegue resultados muito melhores. O ambiente muda completamente segundo o tom da liderança.
A equipe precisa ter confiança em seu líder e enxergar nele um mentor que está pronto para trabalhar em conjunto para alcançar os resultados e também fazer com que cada um consiga explorar todo o seu potencial.
Um bom líder consegue enxergar as qualidades dos outros e estimulá-los para desenvolvê-las. Mas, para isso, é essencial buscar evoluir constantemente, ter uma boa percepção de si, para identificar como você pode crescer para se tornar um líder cada vez melhor.
10 características e habilidades que um bom líder deve desenvolver
Para se tornar um bom líder é essencial conhecer quais são as características que fazem um. São qualidades que não necessariamente são inatas à pessoa, mas que podem ser desenvolvidas se você estiver disposto a buscar o autoconhecimento e se dedicar no seu crescimento pessoal.
Escuta ativa
Sem dúvidas, saber ouvir o outro é uma das mais importantes características de um líder para fazer a gestão de pessoas. Isso não quer dizer somente ter um tempo para deixar que cada um da sua equipe expresse seus pensamentos, é primordial ter uma escuta ativa.
Isso significa prestar atenção e dar valor no que o outro tem para falar. É através do feedback dos seus colaboradores que você conseguirá entender quais são as dificuldades, dúvidas e necessidades deles. Demonstre que a opinião geral importa, agradeça pela iniciativa das pessoas de virem até você expressarem suas inquietações e, a partir disso, busque formas de melhorar o que é necessário.
A boa comunicação é um fator-chave para trabalho em equipe e produtividade. Se não há esse espaço para troca, se os funcionários sentem medo de conversar com você ou veem que, apesar de escutar, nada é levado em consideração, os erros aumentam e a performance cai. Sem comunicação efetiva, problemas que poderiam ser facilmente resolvidos fogem do controle.
Iniciativa
Definitivamente, um bom líder não pode ser passivo ou alguém reativo que só age quando lhe é solicitado. É importante ser proativo, usar das suas habilidades para identificar oportunidades, sugerir mudanças, apresentar inovação em processos e metodologias.
Para isso, entretanto, é necessário trabalhar a autoconfiança. Enquanto você acredita no potencial, apresentar suas ideias se torna algo mais simples. Analise os dados do seu setor, entenda os objetivos traçados, se mantenha constantemente atualizado e use isso para propor mudanças.
Tomada de decisão
Tomar decisões é uma das principais responsabilidades de um líder, requer saber agir em momentos de pressão e também ter uma forma de pensar estratégica. Um líder muitas vezes se depara com situações em que sua decisão irá influenciar a empresa inteira, por exemplo, e isso é algo extremamente desafiador.
Portanto, deve-se buscar desenvolver as habilidades necessárias na sua área para que você consiga compreender toda a situação e as possíveis consequências, de acordo com a sua escolha. Pesquisar, analisar dados, desenvolver soft skills e hard skills e ouvir a equipe devem ser ações constantes para entender o que é melhor.
Além disso, se preparar psicologicamente faz a diferença, para que nenhuma decisão seja tomada baseada na ansiedade ou na preocupação de resolver logo.
Resolução de problemas
Outra característica de um líder é a capacidade de resolver problemas. Isso significa ser capaz de identificar o problema, analisar os aspectos envolvidos, ponderar as possíveis consequências de acordo com a solução tomada e escolher o melhor a se fazer. Para isso, é preciso ter uma visão de curto e longo prazo e sempre ter em mente os objetivos traçados.
Dar e receber feedback
Imagine que você se dedica diariamente para dar o melhor de si no seu trabalho, mas não tem nenhum retorno se o que você entregou foi bom ou ruim, como você irá saber o que pode ser melhorado ou ter a motivação de ver o seu empenho reconhecido? Uma situação como essa é desestimulante, por isso que um bom líder precisa reservar uma parte do seu tempo para avaliar a performance de cada um e dar um feedback.
Por outro lado, o líder também tem que ouvir o feedback da sua equipe. Assim como eles precisam saber de seu desempenho para aprimorar continuamente, o mesmo acontece com o líder de uma equipe. Um bom líder deve incentivar seus liderados a expressarem suas satisfações e insatisfações em relação à liderança.
Liderar pelo exemplo
O exemplo é inspirador, quando uma equipe possui um bom líder, observar a forma como ele age serve como um estímulo para retribuir o empenho e trabalho de qualidade oferecido. Os funcionários conseguem ver quando o líder dá o melhor de si pela equipe e se preocupa com eles e isso serve como um combustível para que eles queiram fazer o mesmo.
Empatia
A empatia pode ser definida como a capacidade de se colocar no lugar do outro, procurar compreender seus sentimentos e a forma como eles afetam. Essa é uma soft skill importante não apenas nos relacionamentos pessoais, mas também no trabalho.
Quando o líder é empático, ele valoriza os sentimentos dos seus liderados, entender que nenhum deles é uma máquina e que o psicológico tem uma influência na forma como agem. Através disso, é possível criar um ambiente de trabalho muito mais acolhedor, onde o diálogo é valorizado, em que a forma como o outro sente não é menosprezada.
Inteligência emocional
Para desempenhar uma ação, é necessário que você tenha algumas habilidades técnicas que uma pessoa precisa ter para atuar na sua área, mas também habilidades relacionadas à interação com o outro, como saber se comunicar bem, ouvir ativamente, ter empatia e nisso entra a inteligência emocional.
Obviamente, liderar uma equipe implica lidar com os sentimentos de cada um dos seus colaboradores, pois eles influenciam a performance. Por exemplo, o funcionário está passando por um divórcio ou perdeu um familiar, essas questões pesam no dia a dia e cabe ao líder ter a inteligência emocional para lidar com esses momentos.
A inteligência emocional também se faz necessária para que o líder não sofra com um burnout, por exemplo. Ao desenvolver esse tipo de inteligência, você aprende a lidar com a ansiedade e com a pressão.
Pensamento estratégico
Um bom líder também é um bom estrategista, suas decisões não são baseadas apenas em achismos, mas fruto de muita análise e pesquisa. Ter uma liderança estratégica significa fazer planos considerando múltiplos fatores, tendo em vista os objetivos de curto e longo prazo.
Atualização constante
O mercado está em constante mudança, independente do setor em que você faz parte. Por isso, o líder deve entender que para se manter relevante no mercado e fazer um bom trabalho, é necessário estar sempre em busca de melhoraria contínua e inovação.
Trabalhe o autoconhecimento para se tornar um bom líder
Ter um autoconhecimento profundo é também a característica de um verdadeiro líder. Isso porque, quando você conhece quais são as suas qualidades e pontos fracos, fica muito mais fácil entender o que precisa melhorar e como aproveitar suas particularidades para se destacar.
Além disso, o autoconhecimento ajuda também na autoconfiança. É preciso se sentir seguro para tomar decisões, inspirar a sua equipe e saber receber feedbacks positivos ou negativos — mesmo na gestão de uma equipe grande.
Os recursos certos também fazem toda a diferença para realizar uma boa gestão. Por isso, vale a pena conferir o sistema ERP da Omie. A plataforma reúne várias funções em um só lugar, como gestão financeira e monitoramento de atendimento ao cliente, para que você possa automatizar vários processos e focar no que realmente importa.