O que é pronta-entrega, como funciona e 5 benefícios

Saber o que é pronta-entrega e optar pela modalidade pode ser um diferencial das empresas, atendendo rapidamente aos clientes.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Muitas empresas ainda não sabem se a pronta-entrega é a melhor opção. Essa é uma dúvida de muitos empreendedores, uma vez que é uma estratégia de venda que depende de diversos fatores, como: estoque, tipo do produto e formas de armazenamento.

É necessário considerar alguns pontos antes de decidir se essa estratégia de venda é a melhor opção. Para ajudar você a entender o que é melhor para sua empresa, preparamos este artigo com tudo o que precisa saber. Acompanhe até o final.

O que é pronta-entrega?

Quando o cliente realiza a compra e já leva o produto (ou recebe pouco tempo depois, no caso de um e-commerce), significa que a empresa opera com itens a pronta-entrega. Porém, isso possui diversas implicações na gestão dos negócios, são elas:

  • Planejamento: ao optar pela pronta-entrega, todo empreendedor precisa ter uma estratégia para divulgar esses itens, além de ter uma lista com tudo o que está disponível para venda.
  • Gestão de estoque: ter produtos para rápido acesso do consumidor envolve uma série de questões a avaliar, como a gestão de estoque, para garantir que o cliente encontre o que deseja, e a logística para separar pedidos e entregar os itens corretamente para o consumidor.
  • Entender se faz sentido para sua realidade: cada empresa deve avaliar se a pronta-entrega faz sentido para sua realidade, entendendo os pontos que vamos comentar neste artigo e analisando sua estratégia de mercado. A escolha da gestão de produtos mais adequada trará ainda mais benefícios para os negócios.

Qual a diferença entre pronta-entrega e encomenda?

Como já vimos, a pronta-entrega é uma forma de gestão de produtos em que o cliente tem rápido acesso aos itens comprados, seja com a retirada imediata em loja ou com a entrega em pouco tempo no endereço solicitado.

Já a encomenda é o formato no qual o cliente faz o pedido dos produtos, mas precisará aguardar determinado período até receber os itens. Isso é muito comum em algumas situações:

  • pré-venda de produtos, assim mesmo antes do lançamento já é possível ter ideia da quantidade de pedidos, gerando receita e caixa para a empresa;
  • itens personalizados, pois esse tipo de produto não permite estocagem, afinal cada peça será única, mesmo que mude apenas alguns detalhes entre uma e outra;
  • produtos artesanais, seguindo a mesma linha do anterior, produtos feitos de forma artesanal podem levar mais tempo para serem fabricados, assim pode ser mais vantajoso vender por encomenda, direcionando os esforços para o que foi pedido;
  • mercadorias sob medida, este tipo de produto depende de informações específicas para fabricação, como tamanho e cor, então só podem ser produzidos após o repasse dos dados.

Vale reforçar mais uma vez: cada empresa deve observar o que faz mais sentido para seu negócio, considerando o tipo de produto vendido, para escolher entre a pronta-entrega e a encomenda.

Independentemente do formato escolhido, sempre será preciso ter um cuidado especial com o gerenciamento de vendas online, para garantir que os produtos pedidos serão entregues corretamente ao consumidor.

Como funciona a operação de serviços a pronta-entrega?

Ao optar por trabalhar com a pronta-entrega, o empreendedor deve estabelecer uma logística empresarial, afinal será preciso ter produtos armazenados, bem como um processo para separação e entrega dos itens.

Assim, será preciso ter um espaço para guardar os produtos, de preferência separando-os por categorias e deixando com acesso rápido aqueles que têm maior saída.

Com essa parte organizada, é preciso pensar no processo que acontecerá após a venda do cliente. Como os produtos serão separados? Quais profissionais serão responsáveis por esta etapa?

Ao definir isto, será necessário desenhar as próximas ações para, assim que o pedido do cliente for recebido, logo iniciar a separação dos produtos, conferindo se tudo está de acordo com o solicitado.

Logo após, vem a etapa de embalagem, garantindo a integridade das peças e depois a entrega ao cliente na loja ou o envio para o endereço repassado.

Tudo isso pode ser apoiado com um sistema de gestão empresarial, que Saber o que é pronta-entrega e optar pela modalidade pode ser um diferencial das empresas, atendendo rapidamente aos clientes.realiza a gestão do estoque, indica a localização dos produtos, emite a nota fiscal, pode gerar a etiqueta para a embalagem do pedido e faz a contabilização financeira do valor recebido.

Esse conjunto de ações também é chamado de fulfillment, sendo um processo fundamental para oferecer uma melhor experiência ao cliente, que receberá seus produtos rapidamente.

banner cta empreendedor

5 benefícios do produto a pronta-entrega

Agora que já vimos como funciona a operação para as empresas que optam pela pronta-entrega, vamos conhecer alguns benefícios deste formato, que pode agilizar o dia a dia dos negócios e impulsionar as vendas.

  1. Aumento das receitas;
  2. Maior competitividade
  3. Mais vendas
  4. Maior participação do mercado
  5. Maior satisfação dos clientes

1. Aumento das receitas

Em um mundo que busca resolver as coisas rapidamente, ter produtos a pronta-entrega pode permitir que você cobre um pouco mais pelos itens já disponíveis. Isso trará o aumento das receitas, ajudando seu fluxo de caixa.

2. Maior competitividade

Ter produtos a pronta-entrega pode destacar a empresa perante os concorrentes, entregando na hora aquilo que o consumidor comprar. Por que ele escolheria outra loja se pode ter seus produtos rapidamente com você?

3. Mais vendas

Seguindo os pontos anteriores, a pronta-entrega facilita o aumento nas vendas, pois os clientes tendem a escolher uma loja em que podem receber logo seus produtos. Além disso, os vendedores podem oferecer outros itens que combinem com o que já foi escolhido, melhorando as receitas. 

4. Maior participação de mercado

Quando se opta por ter produtos em estoque, é possível escolher novos itens para serem oferecidos, complementando as compras dos clientes. Assim, novos mercados podem ser desbravados, aumentando o alcance ao público.

5. Maior satisfação dos clientes

Ao receber logo seu produto, o cliente fica mais satisfeito, pois não precisa esperar para aproveitar aquilo que comprou. Isso pode contribuir também com a fidelização do público, que sabe que pode comprar com sua loja, pois receberá a compra rapidamente.

Otimize sua gestão de estoque e financeira

Optar por trabalhar com produtos a pronta-entrega possui diversas vantagens, como vimos neste artigo. O rápido oferecimento das mercadorias aos clientes pode ser um diferencial da empresa, mas exige alguns processos, para agilizar a entrega.

A gestão de estoque deve ser observada com atenção, para que os dados não estejam incorretos entre o sistema e as peças físicas. Além disso, o controle financeiro das vendas é fundamental para que a empresa mantenha as operações funcionando corretamente.

Um sistema de gestão empresarial (ERP) como Omie é a solução ideal para sua empresa, pois permite uma gestão completa de todos os processos do seu negócio, gerando uma visão completa da sua situação. Conheça agora todos os benefícios do ERP online Omie.

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
A importância da gestão comercial
Saiba mais sobre a gestão comercial, como ela funciona, sua importância e porque o seu negócio deve adotar essa prática.
conheça os principais de indicadores de vendas
De leads a lucros: saiba como medir e melhorar seu desempenho com 8 indicadores de vendas.
Gestão de Vendas
Seu faturamento pode crescer ao realizar a gestão de vendas. Descubra como implementar na sua empresa!