Ficou no passado o hábito do cliente visitar diferentes lojas para encontrar tudo o que precisa. A rotina é corrida, por isso as pessoas buscam agilidade na compra, o que faz com que a ideia do One Stop Shop ganhe força.
Mas, afinal, qual é o conceito de One Stop Shop? Como ele surgiu? Por que é uma tendência? Continue a leitura e esclareça esses e outros pontos sobre o assunto.
O que é One Stop Shop?
A One Stop Shop é um tipo de loja que oferece uma variedade de produtos ou serviços aos clientes, podendo ser negócios físicos ou online e tanto do mercado B2C como B2B.
No Brasil, são chamadas de loja de balcão único e, se traduzirmos o termo One Stop Shop, seria como uma loja de parada única.
O que é o conceito One-Stop Shop?
O conceito é ser um local onde o público encontre a maioria dos produtos ou serviços que procura. A ideia é oferecer praticidade para o cliente, que não precisa se deslocar de uma loja para a outra ou visitar vários e-commerces para encontrar tudo o que precisa.
Como surgiu o modelo One Stop Shop?
O modelo de One Stop Shop teve origem no início do século XX nos Estados Unidos, quando os mercados passaram a oferecer diferentes produtos alimentícios, como carnes, pães, hortifrúti e outros.
Na época, a ideia sobre o que é varejo se transformou, pois, em vez de o cliente precisar passar na padaria, açougue e quitanda para levar para casa tudo o que precisava, podia comprar tudo no mesmo local.
O formato de hipermercado que temos hoje contempla o conceito de One Stop Shop, sendo que muitos estabelecimentos, além de alimentos, trabalham com cosméticos, utensílios de cozinha, produtos de jardinagem, para pets, material escolar, eletrodomésticos e outros.
Por que o One Stop Shop é uma tendência?
O One Stop Shop é uma tendência porque as empresas precisam buscar formas de entregar a melhor experiência ao consumidor e, com a transformação digital, isso se aplica especialmente ao ambiente online.
Desse modo, esse modelo de negócio possibilita oferecer agilidade nas compras e, no caso do e-commerce, até descontos com o frete.
Falando em ambiente digital, cabe destacar que, diferentemente de lojas físicas que precisam de um amplo local para oferecer uma gama de produtos aos clientes, no e-commerce é diferente, facilitando o surgimento de negócios One Stop Shop.
Sem contar que a ideia de marketplace, tão popular entre o público, atende a esse conceito. Mas, além do varejo com hipermercados, grandes plataformas de e-commerce e lojas de departamentos, o modelo One Shop Stop também se encaixa em:
- bancos ou instituições financeiras que oferecem não apenas o serviço de conta-corrente e pagamentos, mas também cartão de crédito, investimentos, empréstimos e seguros;
- clínicas médicas, que oferecem consultas, exames, serviços odontológicos e outros atendimentos em saúde.
Quais as vantagens desse modelo?
Será que oferecer uma variedade de produtos ou serviços é vantajoso para as empresas? O modelo One Stop Shop traz diversos ganhos para o negócio. Acompanhe.
Maior volume de vendas
Como o cliente busca agilidade para comprar, prioriza lojas onde possa encontrar o máximo de itens que precisa. Com isso, seu negócio passa a vender mais.
No caso do mercado B2B, encontrar um fornecedor que ofereça uma gama de produtos ou serviços simplifica processos, evitando que o colaborador precise fazer cadastro e enviar documentações para diferentes locais.
Aumento do ticket médio
Como as pessoas compram mais pela comodidade, o modelo One Stop Shop aumenta o ticket médio do seu negócio, o que aumenta seu faturamento e permite até mesmo o investimento para expandir a oferta de novos produtos.
Possibilidade de descontos e fretes reduzidos
Como o cliente passa a comprar muitos itens no mesmo local, é possível oferecer programas de desconto e ter agilidade na logística, reduzindo o frete. É, portanto, uma maneira de atrair e fidelizar clientes.
Personalização do atendimento
Como o consumidor compra diferentes produtos em uma única empresa, fica mais fácil traçar seu perfil de compra e comportamento, o que possibilita oferecer um atendimento mais personalizado, melhor estratégia de venda e se destacar da concorrência.
Satisfação do cliente
O cliente tem praticidade ao escolher lojas One Stop Shop, sendo que, no caso do e-commerce, ele ganha tempo, pois evita ter que fazer cadastro em diferentes lojas virtuais. Pode, portanto, concentrar suas compras em uma única empresa.
Esse fator, somado a outros benefícios que a loja pode oferecer a ele, resultam na satisfação do público.
Exemplos de empresas que aderiram ao One Stop Shop
Quer entender mais sobre esse modelo de balcão único? Nada melhor do que citarmos empresas que implementaram o conceito de One Stop Shop:
- Magalu: marketplace que oferece produtos de diferentes setores, bem como serviços;
- Amazon: referência em plataforma de marketplace, a Amazon se destaca pela gama de produtos e por oferecer outros benefícios aos clientes com o Amazon Prime;
- Riachuelo: loja de departamento que vende roupas, sapatos, acessórios, itens de cama, mesa e banho e outros produtos.
Como implementar uma estratégia de One Stop Shop?
Se você quer expandir seu negócio e aumentar as vendas aderindo ao modelo One Stop Shop precisa seguir alguns passos. Confira.
Verifique a viabilidade de produtos ou serviços oferecidos
Apesar desse modelo ser uma tendência, o primeiro passo é pesquisar a viabilidade dos produtos ou serviços que sua loja pretende oferecer.
Para isso, é necessário fazer um estudo do seu público-alvo, identificando itens que atendam ao perfil de compra dessas pessoas.
É possível se valer de pesquisas de mercado e questionário com clientes, averiguando se há lacunas no seu portfólio que possam ser preenchidas e que possam agregar valor para a experiência do cliente.
Analise parceria com fornecedores
Após selecionar os produtos, faça uma pesquisa com fornecedores que trabalham com esses itens, verificando a qualidade e condições de entrega e pagamento.
Trace estratégias de marketing
Após expandir suas operações com o modelo One Stop Shop é preciso divulgar a novidade para os clientes, traçando estratégias de marketing com postagens nas redes sociais, e-mail marketing, publicação de conteúdos e campanhas oferecendo benefícios ao público.
Adote sistema de gestão integrado para otimizar seu negócio
Se você quer aproveitar o modelo de One Stop Shop para trazer mais praticidade aos seus clientes, precisa automatizar seus processos com a tecnologia certa.
Com um sistema ERP de gestão, você faz a gestão financeira, gerencia o estoque, controla as vendas, emite nota fiscal de forma automática, entre outras atividades, tudo de forma integrada para otimizar seu dia a dia empresarial.
Assim, os processos ficam alinhados e você pode crescer como uma loja One Stop Shop, oferecendo a melhor experiência ao seu cliente.
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