Se você quer começar a vender seus produtos na internet, provavelmente já se perguntou qual o melhor marketplace para vender. O fato é que existem muitas opções disponíveis no mercado e cada uma delas possui suas próprias características.
Por isso, é comum ficar confuso nesse momento. Para te ajudar e oferecer uma visão mais detalhada sobre essas opções, listamos os principais marketplaces para compra e venda neste conteúdo. Continue a leitura para saber quais são!
Qual o melhor marketplace para vender?
Cada plataforma de marketplace possui suas próprias regras e especificações de uso, além de características únicas, como o principal público-alvo e segmento de mercado. Por isso, a escolha de qual o melhor marketplace para vender seus produtos depende de diversos fatores.
É importante considerar cada um deles para tomar a melhor decisão. Abaixo, listamos alguns aspectos que devem ser considerados nesse momento, confira:
Experiência do usuário
A plataforma que você escolher deve proporcionar uma boa experiência para os usuários, desde a navegação até o checkout. O marketplace precisa ser intuitivo e fácil de usar para os clientes poderem encontrar e comprar os produtos de forma simples e prática.
Gestão de pagamento
É fundamental escolher um marketplace que ofereça uma gestão de pagamento segura e eficiente, aceitando as principais formas de pagamento e garantindo que eles sejam processados corretamente, sem erros.
A maioria das plataformas disponíveis no Brasil contam com um certificado de segurança para garantir isso, verifique se a plataforma que você deseja usar possui esse certificado e atende as principais bandeiras de cartão, além de oferecer outras opções como Pix e boleto bancário.
Flexibilidade para crescimento
O desejo de todo empreendedor é ver sua empresa crescendo. A boa notícia é que os marketplaces podem ajudar muito nesse sentido. Mas, para isso, é importante escolher uma plataforma que ofereça flexibilidade para o crescimento do negócio, permitindo que você possa ampliar seu catálogo de produtos e oferecer cada vez mais produtos para expandir seus negócios sem grandes dificuldades.
Acesso aos dados da plataforma
Outro aspecto importante na hora de escolher qual o melhor marketplace para vender é a facilidade de ter acesso a dados importantes sobre os clientes e produtos, como a taxa de conversão, tempo de permanência na página, taxa de rejeição, entre outros. Dessa forma, você consegue analisar o desempenho dos produtos e ajustar as estratégias de venda, se necessário.
Facilidade de compra
Quanto mais simples for para os consumidores conseguirem comprar, melhor. Por isso, é importante escolher um marketplace que ofereça uma experiência de compra fácil e rápida. Ele precisa ser intuitivo e simples, assim, é possível reduzir as chances de abandonos de carrinho e aumentar o sucesso de vendas.
Lembre-se de considerar todos esses fatores citados na hora de escolher a sua plataforma, afinal, existem diferentes tipos de marketplace que você pode escolher e garantir que eles ofereçam esses detalhes vai fazer toda a diferença.
9 Principais marketplaces para compra e venda de produtos
Com tantas opções disponíveis para vender em uma loja virtual, pode ser complicado escolher a melhor conforme o seu segmento de mercado. Afinal, cada uma possui suas próprias características, vantagens e funcionalidades.
Para facilitar essa busca, listamos os 9 principais marketplaces que você pode optar para comercializar seus produtos online. Veja, a seguir, quais são.
1 – Magazine Luiza
O marketplace Magalu é um dos principais do Brasil, com forte presença no segmento de eletrodomésticos, eletrônicos, móveis e decoração, a empresa ainda integrou outros marketplaces em sua plataforma, como Dafiti e Netshoes.
Ele se destaca muito por ser fácil e intuitiva de usar, oferecendo muitas ferramentas de gestão para vendedores, além da credibilidade do nome da marca. Garante também uma boa experiência de compra para o consumidor final, com entregas rápidas e facilidade de pagamento.
2 – Mercado Livre
O marketplace do Mercado Livre é o maior da América Latina e um dos maiores do Brasil, isso porque conta com uma ampla variedade de produtos. A plataforma permite que você compre, venda e anuncie tanto produtos quanto serviços, com forte presença no segmento de tecnologia, moda e acessórios em geral.
Possui uma plataforma fácil de usar tanto para vendedores quanto para compradores, com sistema de reputação e segurança na transação, além de ser totalmente gratuita e personalizável.
3 – Amazon
A plataforma da Amazon é uma das maiores e mais conhecidas do mundo, com forte presença no segmento de livros, papelaria, eletrônicos, beleza e acessórios no geral. Vender no marketplace da Amazon é uma boa escolha para quem busca por uma plataforma sofisticada, com ferramentas avançadas de gestão de estoque e valores competitivos.
Ela se destaca pela alta credibilidade e autoridade no mercado de marketplaces, além de ser uma das principais em garantir a melhor experiência ao cliente, com entregas rápidas e seguras.
4 – Shopee
Relativamente nova no mercado, a Shopee já conquistou milhares de brasileiros por sua simplicidade e grande oferta dos mais variados produtos, desde eletrônicos, decoração, moda e beleza, até papelaria e acessórios gerais.
O marketplace oferece uma ferramenta própria de anúncios otimizados para os lojistas atraírem cada vez mais clientes, além de contar com um sistema de frete integrado e permitir o pagamento antecipado, ou seja, mesmo que a compra seja parcelada, você recebe o valor integral antecipado.
5 – AliExpress
Bem nova no Brasil, a AliExpress é um marketplace que conta com uma ampla variedade de produtos com preços bastante competitivos. A plataforma é bem fácil de usar e segura, com proteção ao comprador e vários métodos de pagamento, além de permitir a integração com outros canais de vendas e disponibilizar um espaço para lives, onde os lojistas podem apresentar seus produtos e aumentar a credibilidade da marca.
6 – Submarino
Com forte presença em tecnologia, eletrônicos, moda e acessórios, o marketplace do Submarino oferece uma plataforma fácil de ser utilizada, soluções completas para vendedores, a oportunidade de multiplicar as vendas em outros parceiros, além de um sistema de entrega integrado e opções de pagamento variadas.
7 – Americanas Marketplace
Outra plataforma muito conhecida no país e uma das principais para vendas online é o marketplace Americanas. Por lá, é possível vender como loja, mercado ou restaurante. A plataforma é de fácil utilização e atinge os mais diversos públicos.
Ela funciona também como um integrador de marketplace. Ou seja, permite que você venda em outras plataformas parceiras, receba os pagamentos de maneira integral e ofereça entrega integrada.
8 – Carrefour
Poucas pessoas sabem, mas o Carrefour também oferece uma plataforma de vendas online para lojistas parceiros. É muito parecido com outros marketplaces do mercado e permite a venda de diversos produtos, desde eletrônicos, eletrodomésticos, móveis, cama, mesa e banho, até acessórios automotivos, livros, mochilas e muito mais.
Disponibiliza, ainda, um conjunto de ferramentas de gestão para os lojistas, diversas opções de entrega e pagamento, além disso, oferece o pagamento antecipado, mesmo em compras parceladas.
9 – Dafiti
Considerado o maior e-commerce do Brasil quando se fala em moda, o marketplace Dafiti oferece diversas categorias de produtos aos lojistas, desde calçados, roupas, beleza e acessórios, até decoração para casa, cama, mesa e banho.
O cadastro e uso da plataforma é bem simples, além disso, você pode integrar o marketplace com sua loja virtual e escolher entre duas opções de entrega disponíveis na plataforma.
Vantagens de investir em um marketplace para o seu negócio
Existem muitas vantagens de vender em marketplace, entre elas está o crescimento acelerado dessa opção de negócio. Segundo a consultoria Frost & Sullivan, a previsão é que o mercado global de marketplaces alcance cerca de US$ 7 trilhões até 2024. Mas não é apenas o crescimento que torna o investimento em marketplace tão assertivo, entre as vantagens estão:
- Alcance de novos públicos: ao utilizar uma plataforma de marketplace, você consegue atingir um público maior do que em uma loja física ou em um site próprio. Isso porque essas plataformas já possuem uma base de clientes consolidada e não possuem limites geográficos.
- Credibilidade: estar presente em um marketplace conhecido e confiável pode transmitir uma imagem positiva para a marca e aumentar a confiança dos consumidores, fator decisivo para a compra.
- Redução de custos: ao escolher um marketplace, não é necessário investir em infraestrutura própria, como servidores, sistemas de pagamento, entre outros. Além disso, alguns deles não cobram taxa inicial ou de manutenção.
- Maior visibilidade: os marketplaces costumam ter um bom posicionamento em mecanismos de busca, como o Google, o que pode aumentar a visibilidade da marca, e, consequentemente, o aumento das vendas do seu produto.
Além disso, as plataformas fornecem informações bem valiosas sobre os consumidores, como perfil demográfico, preferências e comportamentos de compra. Isso te ajuda a traçar as melhores estratégias para aumentar suas vendas e basear suas estratégias de marketing.
Comece hoje suas vendas em um marketplace
Para decidir qual o melhor marketplace para vender seus produtos, é preciso avaliar bem as características e vantagens de cada um deles. É essencial que a escolha considere aspectos como funcionalidades, flexibilidade de crescimento, a experiência do cliente, entre outros já citados.
O importante é que faça sentido para você e para o seu público-alvo, caso contrário, você não conseguirá aproveitar todas as vantagens que esse tipo de solução oferece. Lembre-se de contar com um excelente sistema de gestão para ajudar no dia a dia e não deixar você perder nenhuma venda. Confira 6 Passos para colocar sua loja em um marketplace e começar hoje as suas vendas!