Social selling: o que é e como aplicar na empresa?

Descubra como aumentar o alcance de clientes com o social selling, construindo um relacionamento mais sólido com o público.
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As redes sociais vêm enfrentando uma mudança no comportamento do usuário, que passa a utilizá-las também para compras, o chamado social selling. Assim, embora as pessoas ainda se conectem com familiares e amigos, as redes sociais passam a ter outra função.

Uma pesquisa da Opinionbox aponta que 82% dos usuários seguem marcas no Instagram, além de 64% já realizaram compras de produtos e serviços que descobriram na plataforma. Esses dados reforçam a importância de investir na estratégia de social selling — e é sobre isso que vamos tratar nesse artigo. Acompanhe até o final.

O que é social selling?

Social selling é uma estratégia de marketing utilizada para gerar valor e relacionamento entre a empresa e os clientes através das redes sociais. Assim, o conteúdo gerado para essas plataformas visa promover vendas ou, pelo menos, facilitar o processo de compra dos consumidores.

Para ter bons resultados, é muito importante desenvolver uma estratégia de comunicação com o público, de modo a criar um relacionamento com ele. Assim, não adianta apenas criar um perfil nas redes sociais que os resultados virão automaticamente.

É preciso ter constância e produzir conteúdos que interessem o público para desenvolver a relação com o cliente. Afinal, nos últimos anos, é possível perceber uma mudança de comportamento, pois os consumidores estão mais dispostos a seguir e interagir com marcas.

No final, a maior aplicação do social selling é criar um ambiente que facilite o avanço do cliente ao longo do seu funil de venda, ajudando-o a evoluir até a compra. Vamos ver agora os benefícios de utilizar essa metodologia na empresa.

Vantagens do social selling

Em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas precisam buscar maneiras para se destacar e alcançar mais clientes. Estar onde os consumidores estão é uma estratégia, por isso ter presença nas redes sociais pode ajudar no aumento das vendas.

Ao desenvolver o social selling, a empresa alcança várias vantagens para a gestão como um todo, veja:

Relacionamento com o usuário

Quanto mais confiável você e seu negócio forem para o cliente, mais fácil tende a ser a venda. O público está cada vez mais disposto a se relacionar com marcas e uma das formas é através das redes sociais.

Assim, ao produzir conteúdo relevante, de acordo com o público-alvo, e estar disponível para os clientes, a empresa vai construindo uma base sólida, que pode gerar vendas futuramente. Outro ponto a destacar é que muitas pessoas recomendam as marcas em que confiam – e isso é desenvolvido gradualmente.

Novas oportunidades do negócio

Aqui temos dois aspectos a avaliar. O primeiro é que os clientes podem dar sugestões do que buscam, ajudando as empresas a desenvolver novos produtos e serviços para atendê-los.

Além disso, o social selling permite que tanto os clientes prospectados ativamente quanto aqueles que procuram pela empresa sejam alcançados. Assim, menos clientes são perdidos ao longo do funil de vendas, aumentando a taxa de conversão dos negócios.

Isso é especialmente importante para aumentar as vendas em e-commerce, pois a concorrência é muito grande brigando pela atenção e recursos do consumidor. Quando sua empresa se torna confiável para o cliente, a chance de que ele compre com você aumenta.

Agilizar o processo de venda

Esse ponto da confiança ajuda a reduzir o ciclo de vendas. Afinal, o cliente já conhece seu negócio e toma a decisão de comprar em menos tempo. Se ele tiver dúvidas, o vendedor consegue desenvolver uma relação mais próxima, respondendo às perguntas rapidamente.

Ter um processo de venda mais curto pode ser muito interessante para a empresa, porque reduz etapas para convencer o cliente sobre sua necessidade e mostrar o valor do seu produto ou serviço.

Além disso, um ciclo de vendas menor favorece mais vendas e, consequentemente, mais entrada de recursos na sua empresa. Para isso, é importante ter uma boa gestão de estoque, para atender aos clientes com qualidade e agilidade.

Economizar em ações de aquisição

Para alcançar novos consumidores, muitas vezes é preciso investir valores em ações de marketing e ao longo do processo de vendas. Com um ciclo menor, esses recursos podem ser reduzidos.

Além disso, as redes sociais podem alcançar consumidores de forma orgânica, diminuindo ainda mais os custos de venda da empresa. Assim, o CAC (Custo de Aquisição de Clientes) fica menor – e esse é um indicador importante para a gestão financeira dos negócios.

Reter mais clientes

A confiança mais uma vez é uma aliada, pois favorece a retenção dos clientes com a empresa. Se uma venda é realizada de forma consciente, o consumidor tende a ver mais valor no relacionamento com a empresa, dificultando a troca de fornecedor futuramente.

É claro que isso acontecerá se o público tiver uma boa experiência com seu negócio, mas o social selling contribui para essa percepção positiva da empresa. E pode até mesmo incentivar os clientes a divulgar sua marca, de forma espontânea e gratuita.

Como fazer o social selling na sua empresa?

Agora que já conhece os benefícios dessa metodologia, que tal descobrir como aplicar no seu negócio? Alguns passos podem ser seguidos, para os resultados serem potencializados, acompanhe.

Definição do público-alvo

Para que sua rede social alcance os clientes certos, é preciso saber quem é seu público-alvo. Dedique um tempo estudando o perfil dos seus consumidores, para que possa se relacionar com ele da melhor maneira.

Isso também é importante para que seus produtos e serviços possam atender às necessidades do consumidor, gerando uma relação mais saudável e com mais confiança.

Estabeleça objetivos de negócio

Junto a isso, é fundamental saber para onde sua empresa deseja chegar. Determine os objetivos a serem alcançados e utilize todas as estratégias adequadas para obter os resultados esperados.

Nesse aspecto, aliar técnicas de marketing digital ao seu sistema de gestão é essencial, pois todas as ações serão mais assertivas, de acordo com a gestão do seu negócio, otimizando recursos e atingindo o público esperado.

Invista em network

Ao entender quem é seu público-alvo, você identificará as redes sociais em que eles estão presentes. Invista nesses locais, com estratégias adequadas a cada uma, para ser relevante nas plataformas.

Assim, você conseguirá se conectar com seu público com mais facilidade, melhorando o relacionamento com ele. As vendas serão uma consequência de um bom trabalho nas redes.

Atualize as redes sociais

Apenas criar um perfil em uma rede social não trará os resultados esperados. É muito importante postar conteúdos relevantes que atraiam o público e que o faça procurar seus posts.

Para isso, desenvolva uma estratégia de produção de conteúdo e busque segui-la com consistência. Pense em materiais originais, não apenas incentivando ou procurando vendas — os clientes percebem isso e muitos não gostam desse tipo de abordagem, gerando o efeito contrário.

Desenhe ações de engajamento

Ter um bom relacionamento, com engajamento, é uma consequência dos conteúdos nas redes sociais. Um planejamento eficiente facilitará a conversa com o público e pensar em ações que potencializem esse relacionamento trará ainda mais vantagens.

Procure responder às mensagens, dê atenção às dúvidas e comentários, ouça as sugestões e resolva quaisquer problemas que surgirem. Assim, os clientes perceberão que podem confiar em você.

Aumente as vendas da sua empresa

Investir em diferentes estratégias de mercado ajuda sua empresa a alcançar mais clientes. Por isso, as redes sociais e o social selling não devem ser ignorados.

Desenvolver relacionamentos com os clientes é muito importante e uma boa gestão de redes sociais pode facilitar esse processo. Alie tudo isso a uma gestão empresarial eficiente e os resultados serão potencializados.

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