O que é gestão de inovação? [Guia completo]

A Gestão da Inovação é um conjunto de estratégias para aumentar a competitividade de uma empresa!
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Boas ideias podem transformar negócios, por isso a gestão de inovação deve estar entre as estratégias de crescimento de uma empresa. Afinal, de que valem soluções diferenciadas se elas não forem bem conduzidas e aplicadas? 

Neste artigo, vamos explicar o conceito de gestão da inovação, os passos para aplicar esse tipo de gerenciamento em empresas de qualquer setor e ainda as vantagens de investir nessa área. Confira!

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O que é gestão de inovação?

Para administrar um negócio é preciso fazer uma boa gestão, certo? Mas, esse termo pode ser aplicado para diferentes frentes, como a gestão da inovação, que se refere a um conjunto de ações que visam gerenciar novas ideias na empresa.

Envolve, assim, desde a etapa de desenvolvimento de uma ideia até sua aplicação prática e mensuração dos resultados.

Para que ela aconteça, é necessário incorporar a inovação na cultura da empresa, ter objetivos claros, conhecimento apurado do mercado e equipes engajadas. Dessa forma, é possível gerar um processo contínuo de inovação na organização.

Investir na inovação empresarial é o caminho para se destacar no mercado, criando novos produtos ou serviços, ou aperfeiçoando o que já existe, com o objetivo de atender alguma necessidade dos consumidores que ainda não é atendida. 

Inovar também pode estar relacionado com a modificação ou aperfeiçoamento de algum processo da empresa, seja para otimizar a produção ou melhorar o atendimento do público, por exemplo.

Quais são os tipos modelos de inovação?

Como foi falado, a inovação pode acontecer de diferentes formas dentro da empresa. Veja os principais tipos de inovação a seguir.

Inovação disruptiva

A inovação disruptiva diz respeito a criar um novo produto ou serviço que promova uma mudança de paradigma, ou seja, que altere a forma como as pessoas consomem em um determinado segmento.

Um exemplo é o serviço de streaming de música do Spotify, que modificou a forma como as pessoas consomem e ouvem música.

Inovação radical 

Apesar de muita gente considerar que a inovação disruptiva e radical são iguais, a radical também lança um novo produto ou serviço, porém não tem essa característica de “revolucionar” o mercado, criando um novo hábito de consumo.

Inovação incremental

Quando se fala em inovação, é comum pensarmos em ideias que criem algo totalmente novo, porém ela pode ser incremental, ou seja, incrementar um produto, serviço ou processo já existente.

Logo, a inovação incremental pode acrescentar uma funcionalidade em um produto e atender a uma demanda de mercado, por exemplo.

Inovação aberta

Por último, temos que falar da inovação aberta, que consiste em desenvolver novas ideias em parceria com outras empresas. Ela pode ocorrer quando há, por exemplo, a fusão de duas companhias para fazer frente a uma empresa concorrente.

Como aplicar a gestão de inovação

Após entender o que é gestão da inovação, é interessante saber como colocá-la em prática. Acompanhe as etapas importantes para esse processo.

Compreenda a importância da inovação

O primeiro ponto é ter clareza sobre o que é inovação e como ela é essencial para a competitividade da empresa. Ou seja, é necessário valorizar todo o processo de surgimento de uma nova ideia e seu potencial para trazer bons resultados para o negócio.

Estabeleça metas claras

A gestão da inovação é importante, porém, para que ela seja bem conduzida, é preciso traçar metas claras. Por exemplo: a meta pode ser aumentar em 20% a fidelização de clientes em 6 meses com o aperfeiçoamento no serviço de atendimento ao cliente.

Isso é importante para o gestor saber onde ele quer chegar ao gerenciar o processo de inovação na empresa. Com isso, é possível estruturar todo o processo, definindo quais profissionais, recursos, tecnologias e materiais vão participar desse processo.

Saiba que há diferenças entre metas e objetivos, visto que o objetivo é algo maior e se refere a um propósito da empresa, enquanto as metas são os caminhos para que esse propósito seja atingido.

Promova uma cultura de inovação

De nada adianta ter um processo para inovar bem estruturado se as equipes não estiverem engajadas. Por isso, a empresa precisa estimular a criatividade e novas ideias junto a seus colaboradores, promovendo uma cultura de inovação.

Para isso, é importante promover reuniões de brainstorm e deixar que todos fiquem à vontade para falar de seus insights ou para complementar a ideia de um colega, fomentando a colaboração.

Outro ponto-chave é investir em talentos criativos, buscando meios de retê-los, ou seja, valorizando esses profissionais e incentivando seu crescimento na organização. Oferecer cursos e treinamentos para o aperfeiçoamento das equipes também é essencial.

Empresas como o Nubank e Cielo são exemplos de negócios com a cultura da inovação.

Identifique oportunidades

É necessário que o gestor e sua equipe tenha uma visão voltada para o mercado e para novos hábitos, interesses e necessidades dos consumidores do seu setor, a fim de identificar oportunidades e ter insights para a inovação poder acontecer.

Nessa etapa, conversar com clientes, fazer pesquisas de satisfação ou utilizar um software CRM pode trazer insights para o seu negócio.

Aloque recursos necessários

Para a inovação ser realizada, não bastam boas ideias: é necessário que haja investimento nesse processo, por isso o gestor precisa contar com um planejamento orçamentário.

Com isso, dá para definir quais serão os recursos necessários para que o fluxo de atividades ocorra sem interrupções.

Implemente um processo de gestão

É preciso que o gestor delimite as metas nesse processo, além de escolher os métodos, ferramentas e indicadores que vai utilizar para conduzir sua equipe para o desenvolvimento e implementação de novas ideias.

Avalie e selecione ideias

Os métodos definidos pela gestão são essenciais para ser possível ter uma sistemática avaliativa das ideias sugeridas pelos profissionais. O intuito é fazer um filtro para selecionar aquelas que são viáveis e façam sentido para o crescimento da empresa.

Aqui é preciso evitar que opiniões, intuição ou qualquer outro aspecto subjetivo tenha interferência na seleção das ideias. A avaliação precisa considerar os ganhos e riscos que uma ideia pode trazer.

Desenvolva e execute projetos

As ideias selecionadas precisam de uma abordagem estruturada para serem desenvolvidas, definindo as fases e prazos para a execução, profissionais envolvidos e, é claro, a etapa de testes. 

Assim, o projeto pode receber os ajustes necessários e, somente depois de todas essas etapas, ser implementado.

Meça o desempenho e aprenda com os resultados

Nem toda ideia que foi desenvolvida e implementada trará os resultados esperados, por isso é necessário que se faça a medição de indicadores para descobrir o desempenho de cada uma. 

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Adapte e altere conforme necessário

A partir da avaliação dos resultados, é importante se mostrar flexível, fazendo as adaptações, se necessário. Ou seja, não é por que uma ideia foi lançada que o projeto foi finalizado: é preciso pensar em ações pós-projeto.

Sendo assim, se uma ideia se mostrar inviável, por exemplo, é importante saber quais foram as falhas, se é possível fazer ajustes ou se o melhor é descartá-la.

Comunique e envolva todas as partes interessadas

Como você viu, ter uma cultura de inovação é essencial para as pessoas poderem trabalhar em um ambiente propício para inovar. 

Então, é recomendado que as equipes participem de todas as etapas da gestão da inovação, sendo informadas sobre cada passo e recebendo os feedbacks. Assim, os profissionais podem se envolver mais em todo o processo.

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Quais as vantagens de investir na gestão da inovação?

Ao investir em gestão da inovação, a empresa melhora sua reputação no mercado e fortalece sua marca. Pode, inclusive, aperfeiçoar processos com a gestão de inovação tecnológica, melhorando, por exemplo, a experiência de seus consumidores com um novo app.

Sem contar que estamos falando de estratégias que podem trazer mais eficiência para os processos internos, trazendo economia de recursos, e até mesmo de inovações que vão ampliar os nichos de atuação da empresa.

Para fazer a gestão de inovação de forma eficiente, é fundamental medir os resultados. Se quer saber mais sobre essa questão, entenda como fazer a gestão de indicadores para alcançar sucesso empresarial.

Tecnologia a serviço da inovação

A tecnologia desempenha um papel crucial, capacitando as empresas a liberar o verdadeiro potencial da inovação. 

Ao automatizar tarefas repetitivas e burocráticas, podemos direcionar nosso tempo e energia para o que realmente importa: a criação e a implementação de ideias inovadoras

A capacidade humana de inovar é o recurso mais valioso que possuímos, e ao adotar a tecnologia de forma estratégica, podemos potencializar essa capacidade. 

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