O que é empreendedorismo digital? Confira os tipos e exemplos e saiba como começar!

Tire suas dúvidas sobre o empreendedorismo digital, saiba como aproveitar suas vantagens, entenda como monetizar e confira exemplos de sucesso desse modelo de negócio.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Se você for uma pessoa conectada às mídias digitais, talvez já tenha escutado sobre empreendedorismo digital. O modelo de negócio tem atraído cada vez mais interessados e tem tudo para se tornar a oportunidade que você precisava para começar a empreender.

Utilizando os meios digitais para oferecer produtos e serviços, essa iniciativa está em ascensão no Brasil. Aqui, explicaremos as vantagens desse modelo, além de fornecer dicas de como começar o seu próprio negócio online. Acompanhe!

O que é empreendedorismo digital?

O empreendedorismo digital pode ser definido como uma forma de criar uma empresa completamente online, ou seja, que utiliza como principal recurso a internet. Assim, alguns empreendimentos digitais mais comuns são cursos online, palestras, workshops, shows e e-books.

Assim como nos empreendimentos offline – comércios com ponto físico – também é importante que o empreendedor tenha um bom plano de negócio. Isso porque o objetivo é o mesmo: desenvolver formas de atrair clientes e aumentar a lucratividade.

As lojas virtuais estão ganhando cada vez mais espaço no mercado brasileiro. Em 2022, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), a previsão para o ano de 2023 era de mais de R$ 185,7 bilhões movimentados pelos e-commerces brasileiro. Para comparação, em 2022, foram R$ 169,59 bilhões. 

Esses dados mostram a importância do empreendedorismo digital para a economia do nosso país. Mas, isso vai além: também diz respeito às diversas possibilidade que esse modelo de negócio oferece. 

Características do empreendedorismo digital

O empreendedorismo, nesse formato, pode ser uma ótima forma de ter seu negócio de forma online, com investimento reduzido e alto potencial de rentabilidade. Entre as principais características, podemos destacar:

  • Ritmo de tempo acelerado;
  • Planejamentos menos rígidos;
  • Contato frequente com os consumidores;
  • Foco na experiência de compra do cliente;
  • Foco na produção de conteúdo relevante e relacionado ao produto ou serviço oferecido;
  • Necessidade de formação de uma rede de contatos na área. 

Vantagens do empreendedorismo digital 

O avanço da tecnologia e a transformação digital fazem com que o alcance da internet seja uma realidade nas nossas vidas. Hoje, grande parte da população tem acesso a dispositivos que possibilitam a compra de serviços e produtos digitais.

Além disso, no mundo virtual, é também muito mais fácil realizar as transações de compra e venda, além da praticidade que se consegue na hora de negociar com fornecedores. Assim, com o empreendedorismo digital, tudo é feito de forma rápida, simples e com muita flexibilidade. 

Essas características, quando somadas a um bom atendimento, fazem com que os clientes se sintam seguros e voltem a comprar. Nesse sentido, existe uma lista enorme de motivos que fazem do empreendedorismo digital uma das formas de negócio mais vantajosas. 

  • Ter mais flexibilidade de horário;
  • Poder trabalhar de qualquer lugar;
  • Não ter que gastar com um lugar físico;
  • Custos mais baixos nas operações;
  • Mais autonomia para tomar decisões;
  • Oportunidade de ter o seu próprio negócio;
  • Crescimento constante do mercado.

Tipos de empreendedorismo digital 

Assim como outros tipos de empreendedorismo, o empreendedorismo digital pode ser classificado conforme suas características. 

  • E-commerce;
  • Blogs ou sites especializados;
  • Infoprodutos;
  • Aplicativos;
  • Cursos;
  • Consultorias;
  • Marketing digital;
  • Marketing de afiliados;
  • Franquia.

Conheça os modelos de monetização

Os modelos de monetização são formas para o empreendedorismo digital gerar receita, ou seja, é a forma como ele cobrará por seus produtos ou serviços. É comum encontrar empresas que utilizam mais de um modo de tornar o seu negócio rentável. 

Para ajudar você a definir qual se encaixa mais em seus objetivos, elencamos os principais abaixo:

  • Assinatura: é o caso dos serviços de streaming, por exemplo, em que você paga, mensal ou anualmente por um bem ou serviço;
  • Freemium: conhecidos como micropagamentos, acontecem quando o cliente paga um determinado valor para melhorar o seu produto ou serviço. Um exemplo são os aplicativos; neles, é comum pagar para conseguir funções extras;
  • Venda direta: a mais comum quando se trata da venda de bens de consumo, como aparelhos, roupas, livros, entre outros. Nesse caso, a venda é realizada de uma só vez;
  • Comissão: é quando se recebe uma porcentagem do valor de uma venda bem-sucedida;
  • Software de Inteligência artificial: é a venda de sistemas e ferramentas que utilizam a inteligência artificial como base para resolução de problemas ou análise de dados;
  • Software para estrutura (PAAS, IAAS, SAAS): esse modelo de monetização ocorre quando o empreendedor leva aos seus clientes soluções que usem totalmente a tecnologia. Assim, pode ser uma solução de serviço, infraestrutura ou plataforma. 

Vale ressaltar que como o meio digital acontece em uma velocidade cada vez mais rápida, constantemente podem surgir novos tipos de empreendedorismo digital e formas de monetização. Isso reafirma como esse modelo de negócio pode oferecer lucratividade e rentabilidade

 

Qual é o objetivo do empreendedorismo digital?

O empreendedorismo digital tem como principal objetivo aproveitar as oportunidades oferecidas pelo ambiente online para criar, desenvolver e expandir negócios em diversos nichos de mercado. Assim, a busca por inovação é fundamental para aprimorar processos e oferecer soluções mais eficientes. 

Também visa à conquista de um mercado global. Com ele, pode-se ultrapassar barreiras geográficas e possibilitar o alcance de um público diversificado. 

Outro ponto relevante é a possibilidade de alcançar a maximização da eficiência operacional. Isso acontece por meio da automação de processos e do uso de ferramentas tecnológicas.

Como começar a ser um empreendedor digital?

Para começar, algumas dicas de empreendedorismo digital são extremamente valiosas para se inserir no mercado. Para isso, é necessário seguir alguns passos importantes.

  1. Objetivo

    Apenas o lucro não é um objetivo suficiente. É preciso ir além: como atender uma demanda específica para um local, desenvolver um novo produto ou serviço, melhorar algo que já está no mercado ou até mesmo solucionar problemas comuns das pessoas.

  2. Defina um nicho

    Mesmo que a internet possibilite o acesso a pessoas de lugares diferentes e com perfis muito diversos, ainda assim é importante escolher um segmento para atuar. Tentar abranger todos os perfis pode fazer com que você não atinja nenhum resultado.

  3. Faça um plano de negócios

    Esse é um documento que reúne todos os seus objetivos e metas e quais os cenários que pode encontrar para conseguir o crescimento do negócio. Então, apesar de parecer fácil, é preciso planejamento para se ter sucesso no empreendedorismo digital. 

  4. Habilidades digitais

    Lembre-se que usar a internet não te dá 100% de capacidade para torná-la um negócio. Assim, é preciso estar sempre aprendendo, conhecendo ferramentas e testando sua eficiência.

  5. Monitoramento e Ajustes

    Acompanhe continuamente o desempenho do seu negócio digital, analisando métricas e feedbacks. Esteja preparado para fazer ajustes e melhorias com base nas tendências do mercado e nas necessidades dos clientes. 

Exemplos de empreendedorismo digital

Aqui, você vai encontrar, na prática, exemplos de empreendedorismo digital. Assim, você pode se inspirar para alavancar o seu próprio negócio. 

  • Duolingo;
  • Peixe Urbano;
  • 99 Designs;
  • HealthTap;
  • Shopee;
  • Airbnb;
  • Spotify;
  • Locaweb;
  • iFood.

Cada um em seu segmento, os exemplos que citamos aqui são apenas alguns daqueles que podemos encontrar no universo do empreendedorismo digital. Mas, a cada dia, novos negócios surgem para aumentar essa lista. 

Empreendedorismo digital: oportunidades

Para quem busca flexibilidade, praticidade e uma maneira de ter o seu próprio negócio sem ter que sair de casa, essa é a melhor opção. O empreendedorismo digital tem características simples que a tornam uma alternativa eficiente para o empreendedor.

Como um modelo de negócio já validado, o empreendedorismo digital faz, a cada dia, novos negócios decolarem, mudando a vida de muitas pessoas. Além disso, ele pode ser somente o alavancador inicial: ou seja, com o crescimento, a empresa pode ganhar novos voos e patamares. 

Assim como outros modelos de negócios, o empreendedorismo digital precisa de gestão e planejamento de forma prática para dar certo. E nada melhor do que contar com soluções também tecnológicas para isso: conheça o Sistema Omie e ganhe um parceiro para essa jornada!

banner cta empreendedor

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
DACTE
Entenda o que é DACTE e garanta legalidade e transparência nas operações de transporte de forma simplificada com este guia!
Veja como fazer análise de risco, superar desafios de gestão e transformar ameaças em oportunidades de melhorias e lucros de
Aprenda como fazer a implementação de ERP na sua empresa de maneira simples. Confira um passo a passo explicativo do