O que é governança de dados e por que é importante?

Saiba como manter a segurança e otimização de informações com a governança de dados.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

A digitalização de uma empresa torna as operações de uma organização mais eficientes. No entanto, esse processo deve estar sustentado pela transparência sobre onde os dados serão reservados e como serão usados para atender às metas de negócios. Para colocar isso em prática, uma aliada é a governança de dados. 

Com o aumento de volume de dados produzidos no mundo, que se multiplica rapidamente, é necessário estar atento às novas formas de controle e uso das informações. De 33 ZB em 2018 para um estimado de 175 ZB em 2025, as empresas precisam estar atentas à importância de ter clareza e organização. 

Entenda mais sobre como a governança de dados pode impulsionar o seu negócio, auxiliando a ter a melhor gestão. Saiba o que é, quem são os responsáveis por implementar a governança e os principais benefícios que ela traz para segurança e controle. Boa leitura! 

O que é governança de dados e por que é importante?

A governança de dados, ou Data Governance Office (DGO), é uma forma de administração que une os processos, obrigações, políticas, padrões e métricas de um negócio. Ou seja, é tudo o que faz a empresa garantir que os dados sejam seguros, disponíveis e utilizáveis a qualquer momento e em qualquer lugar. 

Dentro de uma empresa, a governança é um processo responsável por coletar informações, definir regras, validar juridicamente as partes, definir quem pode ou não utilizar recursos e deliberar de que forma todos devem operar. Além disso, se responsabiliza pela migração de dados, quando necessária, garantindo o cumprimento dos requisitos de segurança. 

Segundo o relatório da ESG, sem uma governança de dados, as empresas têm visto a integração entre a operação de dados e a proteção diminuir. Em um mundo regido por informações, em que tudo precisa ser facilmente encontrado, o processo de digitalização dos documentos e armazenamento é extremamente necessário.

Quando ocorre uma implementação de governança de dados, a empresa ganha métodos e processos claros para proteger e armazenar dados corporativos. Além disso, elas se tornam responsivas e muito mais flexíveis para lidar com crises, movimentos disruptivos e novas parcerias. 

Quem é responsável pela governança de dados?

Após entender o que é a governança de dados, para colocá-la em prática é importante entender quem é o responsável pela sua implementação. Geralmente, uma governança de dados envolve todos os membros da empresa e faz parte dos requisitos básicos de como administrar uma empresa

Seja uma empresa grande ou pequena, a cultura dos dados precisa estar bem delineada entre toda a equipe. Por isso, a governança é uma forma de melhorar o gerenciamento de dados e, para isso, existem papéis pré-definidos. 

Proprietário de dados

Os proprietários de dados se responsabilizam pelos dados como um ativo, eles podem tomar a iniciativa e decisões para toda a organização. Por isso, a função deve ser atribuída aos altos cargos de liderança, pois eles irão pensar na empresa como uma unidade e entender as necessidades e a qualidade dos dados da organização

Organização de dados

Os organizadores de dados, ou data stewards, são conhecidos como arquitetos de dados. Geralmente, são tocados por uma equipe de gestão ou departamento de TI e tem o papel de verificar se todos os padrões e políticas de dados estão sendo cumpridos diariamente pela equipe.  

Operadores de dados

Os operadores de dados, data custodians ou data operators, têm o papel de processar e tratar os dados sob as ordens de uma organização, ou seja, é o momento em que se é colocado as normas desenvolvidas pela governança em prática. 

Comitê de governança de dados 

Os comitês de governança de dados são responsáveis por aprovar as políticas e normas que a governança de dados estipulará. Esse papel também possui a responsabilidade de solucionar os problemas de escala. 

Caso o comitê veja que algum papel da governança possui um grande problema em mãos, eles podem criar subcomitês para dividir em grupos menores e tratar do problema, garantindo que tudo seja realizado com qualidade. 

Vantagens da governança de dados para as empresas

Com a implementação da governança de dados, os negócios conseguem se proteger contra o mau gerenciamento de dados, reduzindo os riscos que podem levar a tomadas de decisões ruins e, consequentemente, perda de dinheiro. 

Um estudo da IBM mostrou que, apenas nos EUA, as empresas perdem por volta de US$ 3,1 trilhões anualmente, por causa da má qualidade dos dados. Este fator se torna ainda mais grave na gestão de empresas de grande porte. Por isso, é importante ter uma equipe preparada que mantenha tudo organizado. 

Decisões mais assertivas

Bons resultados dependem de saber tomar decisões baseadas em dados, ou seja, em que primeiro se verifica as informações, validando-as e tomando a ação. 

Por isso, implementar uma governança permite que toda equipe tenha acesso às informações, evitando a criação de silos de dados que podem prejudicar a tomada de decisão mais correta para o negócio. 

Maior controle de custos

A estruturação da governança de dados pode parecer burocrática, feita apenas para gastar dinheiro em novas tecnologias. Entretanto, com a aplicação de uma governança, ocorre o contrário: uma redução dos custos operacionais

Uma vez que a equipe se torna mais eficiente e menos propensa a erros, por ter acesso fácil e rápido a qualquer dado, os recursos podem ser investidos em outras áreas importantes para o seu segmento. 

Melhor organização burocrática 

Um dos principais benefícios trazidos pela governança de dados é a organização de todas as informações coletadas ao criar uma espécie de catálogo. Ela ajuda a entender quais os dados disponíveis da empresa, onde estão, quem e como eles podem ser utilizados. 

Segurança

Outra vantagem da governança de dados é a segurança. Com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a transparência sobre a coleta e uso de informações dos usuários se tornou regra. 

Com a governança de dados, as empresas conseguem identificar as informações pessoalmente identificáveis (PIIs), coletadas durante todo o processo. Por meio da política e gerenciamento de metadados, podem automatizar a conformidade para evitar multas e violações. 

Posicionamento perante fornecedores e clientes

A governança de dados auxilia no posicionamento de uma empresa com clientes e fornecedores, pois há um controle das informações de todas as áreas e processos. Isso é um passo importante para que a imagem do seu negócio seja de uma empresa confiável e transparente. 

Gerenciamento de crises 

Todo negócio possui risco, mas, ao ter acesso rápido e fácil a qualquer dado importante do negócio, líderes e colaboradores conseguem gerenciar crises de forma mais assertiva e da maneira correta. Quanto mais rápido for a intervenção no ocorrido, mais rápido a crise é resolvida, gerando menos consequências negativas.

Maior transparência interna 

A governança de dados gera uma maior transparência, criando uma comunicação aberta entre líderes e sua equipe. Isso oferece à empresa uma cultura em que todas as informações podem ser acessadas, garantindo uma maior clareza do objetivo do negócio e, assim, melhorando a comunicação interna e o desempenho da equipe. 

A tecnologia como aliada na governança de dados

A implementação de uma governança de dados não é um processo rápido. Ele demanda tempo e envolvimento de lideranças e colaboradores. Independente do tamanho da sua empresa, ter uma governança de dados é fundamental para o crescimento e a otimização de um negócio. 

A tecnologia é uma grande aliada para auxiliar gestores e donos de um negócio a desburocratizar os processos. O armazenamento em nuvem, por exemplo, é uma tecnologia que usa a internet para disponibilizar acesso aos arquivos e documentos de qualquer lugar e a qualquer momento. 

Portanto, para organizar seus dados, é importante entender o papel da tecnologia em nuvem no negócio e como ela pode oferecer agilidade, escalabilidade e durabilidade no dia a dia e a longo prazo. Para isso, saiba o que é armazenamento em nuvem e como usá-lo de forma assertiva. 

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
on-premise
Sistema on-premise vs. nuvem: compreenda diferenças e funcionamento.
Pessoas montando Blueprint
Veja como atingir a experiência ideal do cliente com o blueprint e garanta processos otimizados!
economia digital
Desafios e oportunidades na economia digital: conheça mais com a Omie e mantenha sua empresa no foco!