Conheças as principais ideias de negócios online

Conheça algumas opções de negócios online para você investir e aumentar sua renda.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Não é segredo que os negócios online estão cada vez mais em alta. Segundo dados da Receita Federal, nos últimos cinco anos o aumento de vendas virtuais foi de 150%. Isso significa que é uma ótima oportunidade para aumentar seus lucros. 

Afinal, com o avanço da tecnologia e o crescimento do mercado digital, surgem cada vez mais oportunidades de empreendimento, nas mais diversas áreas, trazendo infinitas possibilidades para quem deseja atuar no ambiente virtual. Quer conhecer elas? Vamos lá!

Banner CTA

Ideias de negócios online

Confira abaixo, algumas opções de negócios lucrativos nos quais você pode investir. Desde tipos de negócios mais práticos até aqueles que exigem maior planejamento financeiro.

1. Loja virtual ou e-commerce

A primeira opção é criar uma loja online, seja em um domínio próprio ou em um e-commerce. 

Elas estão presentes em vários tipos de empreendedorismo e oferecem algumas vantagens competitivas, como a criação de listas de categorias de produtos, tornando a usabilidade mais amigável ao usuário.

Além disso, elas possibilitam a integração de um processador de pagamentos para vendas seguras e domínio próprio para a sua marca.

2. Aplicativo

Para quem procura fidelizar clientes, aplicativos de lojas proporcionam uma comunicação mais próxima ao consumidor por meio de notificações, canal direto de vendas e uso de inteligência artificial para oferecer uma lista de produtos direcionados conforme o hábito de consumo de cada usuário.

3. Redes sociais

O Facebook e o Instagram oferecem o recurso de “loja virtual”, que permite vender online produtos sem sair da plataforma. 

Lembrando que a funcionalidade está disponível apenas para páginas e contas comerciais. Para vender, é necessário configurar a funcionalidade no Facebook Shop e no Instagram Shopping.

4. WhatsApp Business

O WhatsApp Business também permite a criação de um catálogo de produtos dentro do aplicativo, com respostas automáticas para agilizar o atendimento e etiquetas para organizar as conversas e evitar que alguma dúvida ou solicitação do cliente fique pendente.

5. Programas de afiliados

Você também pode encontrar interessados em se afiliar ao seu negócio. Nesse caso, a venda online de produtos é amplificada conforme a rede de contatos e a influência do promotor da marca.

6. Franquias

A principal vantagem de investir na compra de uma franquia é não precisar desenvolver a autoridade da sua marca do zero e nem um plano de negócio.

Outro ponto é o custo de investimento mensurável, dado que existem outras experiências e infraestrutura já desenvolvidas. Nesse mercado, vale destaque para as franquias de tecnologia.

7. Consultor online

Ingressar na área de consultoria digital é uma excelente opção para investir e tornar o seu  negócio um sucesso. 

Você pode usar seus conhecimentos em determinada área, como vendas, por exemplo, orientando as estratégias de divulgação de produtos ou serviços de uma empresa.

8. Dropshipping

O dropshipping surge como uma das escolhas mais populares para empreendedores na internet. Nesse modelo, você se beneficia ao não lidar com os custos de produção, estoque e boa parte da logística.

Nesse cenário, você atua como um intermediário ou revendedor. A cada venda realizada, o fornecedor se encarrega de enviar a mercadoria diretamente ao consumidor, enquanto recebe uma comissão proporcional à demanda.

Qual melhor ramo para empreender online?

Um levantamento realizado pela Nielsen|Ebit revelou que os setores de mercado digital que mais prosperam são:

  • Alimentos e Bebidas liderou o crescimento com um aumento de pedidos de 82,8%, 
  • Perfumaria e Cosméticos com 22,5%, 
  • Saúde com 16,9%, 
  • Bebês e Crianças com 12,3%, 
  • Esporte e Lazer com 8,4%.

Como escolher o melhor negócio online para investir?

Escolher o melhor negócio online para investir requer uma análise cuidadosa, além de considerar alguns fatores. Abaixo listamos algumas dicas de empreendedorismo que podem te ajudar nesse momento:

  • Escolha um negócio alinhado com seus interesses e habilidades. Isso não apenas tornará o trabalho mais gratificante, mas também aumentará suas chances de sucesso.
  • Analise as tendências do mercado para identificar setores em crescimento. Considere o comportamento do consumidor e as demandas emergentes.
  • Analise a concorrência no nicho escolhido. Se o mercado estiver saturado, pense em maneiras de diferenciar seu negócio e oferecer algo único.
  • Conheça bem seu público-alvo. Compreender suas necessidades e preferências ajudará na criação de um produto ou serviço mais direcionado.
  • Existem vários modelos de negócios online, como e-commerce, afiliados, dropshipping, cursos online, entre outros para você investir. Por isso, escolha aquele que se alinhe melhor com seus objetivos e recursos.
  • Considere a escalabilidade do negócio. Um bom negócio online deve ter potencial para crescer à medida que sua base de clientes aumenta.

Além disso, antes de fazer um compromisso total, teste sua ideia. Isso pode envolver a criação de uma versão piloto, a coleta de feedback ou a realização de pesquisas de mercado para entender se valerá a pena ou não o investimento.

Tendências para ficar de olho e investir no seu negócio online

O maior motivo para considerarmos um negócio lucrativo é possuir uma boa receita, certo? Por isso, após definir o que vender, considere a melhor forma de realizar esse processo. Saiba as principais tendências da transformação digital no setor.

  • Comércio Eletrônico: o comércio eletrônico continua a crescer, oferecendo oportunidades para expansão e inovação nos modelos de negócios online.
  • Experiência do Cliente: investir em tecnologias e estratégias para melhorar a experiência do cliente, como chatbots, personalização e suporte omnicanal.
  • Conteúdo Interativo: incorporar conteúdo interativo, como vídeos, realidade aumentada ou quizzes, para envolver e entreter os clientes.
  • Sustentabilidade e Responsabilidade Social: integrar práticas sustentáveis e a responsabilidade social como parte do posicionamento da marca, uma vez que consumidores valorizam empresas comprometidas com esses princípios.
  • Venda em Redes Sociais: aproveitar as funcionalidades de venda direta em plataformas de redes sociais para alcançar e converter clientes.
  • Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning: implementar IA e machine learning para personalizar recomendações de produtos, otimizar processos e aprimorar a análise de dados.
  • Pagamentos Digitais: adotar soluções de pagamentos digitais inovadoras e seguras, acompanhando a preferência crescente dos consumidores por métodos eletrônicos.

Ferramentas que podem auxiliar no seu negócio online

Quando pensamos em empreendedorismo, logo pensamos em todas as tarefas e atividades que a gestão demanda. Neste cenário, contar com algumas ferramentas especializadas pode fazer toda a diferença. Confira abaixo algumas delas:

  • Sistema ERP: é um sistema de gestão completo que integra e automatiza todos os processos empresariais, centralizando dados de várias áreas em uma única plataforma. 
  • Formulários: facilitam a criação e coleta de informações online. Por isso, são úteis para pesquisas, feedback de clientes, inscrições, entre outros.
  • Edição de fotos e vídeos: as ferramentas de edição de mídia são essenciais para criar conteúdo visual atraente e profissional. O Canva, por exemplo, é ideal para design gráfico, criação de posts em redes sociais e materiais visuais.

FAQ

Qual o melhor ramo para empreender online?

Não há uma resposta única. O ideal é que você escolha um ramo alinhado aos seus interesses, com demanda de mercado e viabilidade financeira.

Como ter um negócio lucrativo pela internet?

Entenda seu público, ofereça valor aos produtos e serviços, invista em marketing digital, mantenha a qualidade e fique atento às tendências do mercado.

Quanto tempo por dia preciso dedicar ao negócio online?

Varia, mas consistência é chave. Comece com algumas horas diárias e ajuste conforme a demanda. Priorize eficiência e foco nas tarefas essenciais.

Invista em um futuro cada vez mais integrado

A tecnologia veio para tornar os negócios online mais lucrativos, conforme otimiza processos e automatiza ações administrativas. Dessa forma, você consegue investir mais tempo e recursos em viabilizar o crescimento e expansão da empresa.

Com um sistema de gestão abrangente, treinamentos especializados e uma loja de aplicativos integrada, a Omie capacita empreendedores a focar no crescimento, no relacionamento com clientes e no desenvolvimento da equipe. Potencialize o seu negócio online com a Omie

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
mulher sorrindo escolhendo o melhor ERP para e-commerce
Para oferecer uma ótima experiência de compra e pós-venda, escolha o melhor ERP para e-commerce! Saiba como aqui.
o que é e-commerce
Entenda o que é e-commerce, para que serve, como montar um e suas vantagens neste artigo completo!
tendências de e-commerce: pessoa clicando em carrinho
Saiba quais são as 7 tendências de e-commerce em 2024 que vão te ajudar a conhecer mais o perfil do