Ideias de negócios lucrativos em 2020: como vender online

Possuir um negócio lucrativo é estar constantemente atualizado às últimas demandas do mercado. Por isso, saiba formas de vender online e por onde começar.

27/Jul/2020
Empreendedorismo

Independentemente do segmento da sua empresa, para que ela esteja entre as opções de negócios lucrativos, é preciso que seu modelo de gestão e vendas esteja adaptado para a era das compras online. 


De acordo com a empresa de inteligência Compre&Confie, o setor de saúde foi o que mais cresceu entre março e abril deste ano em vendas online com um aumento de 131% no faturamento, seguido por beleza e perfumaria com 74%, instrumentos musicais com 56%, pet shop com 47% e esporte e lazer com 40%.  


Tal mudança de hábito fez com que itens menores e mais baratos, como compras de alimentos e bebidas, ganhassem espaço no segmento de e-commerce. Comparado ao mesmo período de 2019, o setor cresceu 44%, segundo a Compre&Confie. 


Outra informação para levar em consideração ao desenvolver negócios online é que, de acordo com o Google Trends, a procura por “entregas perto de mim” cresceu mais de 200% desde março, o que indica que o público está à procura de serviços que ofereçam uma boa relação custo-benefício, qualidade e frete mais rápido e barato. 

Veja 6 formas de vender online

Abaixo, apresentamos  algumas soluções, desde as mais práticas até as ações que exigem maior planejamento financeiro e que podem ser utilizadas por quem quer investir em pequenos negócios lucrativos, de diferentes portes, para vender online. 

1. E-commerce

Possuir um e-commerce próprio oferece algumas vantagens competitivas, como a criação de listas de categorias de produtos, o que torna a usabilidade mais amigável ao usuário, além da integração de um processador de pagamentos para vendas seguras e domínio próprio para a sua marca. 

2. Aplicativo

Para quem procura fidelizar clientes, aplicativos de lojas proporcionam uma comunicação mais próxima ao consumidor por meio de notificações, canal direto de vendas e uso de inteligência artificial para oferecer uma lista de produtos direcionados conforme o hábito de consumo de cada usuário. 

3. Redes sociais

O Facebook e o Instagram oferecem o recurso de “loja virtual”, que permitem vender online produtos sem sair da plataforma. Lembrando que a funcionalidade está disponível apenas para páginas e contas comerciais. Para vender, é necessário configurar a funcionalidade no Facebook Shop e no Instagram Shopping. 

4. WhatsApp Business

O WhatsApp Business permite a criação de um catálogo de produtos dentro do aplicativo, respostas automáticas para agilizar o atendimento e etiquetas para organizar as conversas e evitar que alguma dúvida ou solicitação do cliente fique pendente. 

5. Afiliados

Você também pode encontrar interessados em se afiliar ao seu negócio. Nesse caso, a venda online de produtos é amplificada conforme a rede de contatos e a influência do promotor da marca. 

6. Franquias

A principal vantagem de investir na compra de uma franquia é não precisar desenvolver a autoridade da sua marca do zero. Outro ponto é o custo de investimento mensurável, dado que existem outras experiências e infraestrutura já desenvolvidas. Nesse mercado, vale destaque para as franquias de tecnologia

Tendências de transformação digital para investir

O maior motivo para considerarmos um negócio lucrativo é possuir uma boa receita, certo? Por isso, após definir o que vender, considere a melhor forma de realizar esse processo. Saiba as principais tendências da transformação digital no setor.  

Crescimento dos marketplaces

Marketplace é uma plataforma que vende produtos próprios e, também, de outros vendedores. É o caso, por exemplo, do Mercado Livre, das lojas do Grupo B2W, como Americanas e Submarino, a Magalu e a Via Varejo, organização responsável pelos e-commerces da Casas Bahia, Ponto Frio e Extra. 


A lógica do marketplace é que, se você possui uma loja com alcance limitado ou sem um sistema para garantir facilidade e segurança na compra de produtos online, pode contar com a estrutura de e-commerces conhecidos entre o público. 


Como contraponto, é cobrada uma taxa sobre os produtos vendidos. Por isso, é importante analisar se vale a pena considerar o recurso dentro de ideias de negócios lucrativos.

 

Integração da loja física com o online

Já para empresas que estão em uma fase mais consolidada da jornada digital, procurar oferecer uma experiência omnichannel ao consumidor é um diferencial. Assim, integrar a loja física às opções de aquisição do produto online é uma boa aposta. 


Experimente oferecer soluções como comprar no site e retirar na loja e fornecer acesso a informações como tamanho e numeração por meio de uma assistente virtual ou autocaixas. 

Aplicativos de entrega

Os aplicativos de entrega são utilizados por microempresas que preferem terceirizar o frete. O modelo também é uma opção para ampliar o alcance do seu negócio. Há apps focados em delivery de comida e outros que oferecem entrega de diferentes produtos. Para isso, é preciso se cadastrar nas plataformas e verificar as condições de uso, assim como vantagens e desvantagens. 

Pagamento sem contato

Para evitar o contato físico, pagamentos sem toque tendem a crescer e ganhar mais espaço em relação ao dinheiro e ao cartão. O pagamento por meio de QR Code e contactless (pagamento por aproximação do cartão) são tecnologias já utilizadas por alguns players do mercado. 

Um futuro cada vez mais integrado

A tecnologia veio para tornar os negócios mais lucrativos conforme otimiza processos e automatiza ações administrativas. Dessa forma, o empreendedor consegue investir mais tempo e recursos em viabilizar o crescimento e expansão da empresa, fortalecer o relacionamento com o cliente no pós-venda e desenvolver a carreira de sua equipe. 


Por isso, a Omie oferece, além de um sistema de gestão disponível para companhias de todos os tamanhos e diversos segmentos, treinamentos exclusivos e uma loja de aplicativos para integrar ao seu software empresarial, desenvolvendo todo o potencial do seu negócio. 



Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas