Cada ano traz novidades e tendências comportamentais que afetam muito a interação com os usuários. Por isso, se você é um empreendedor, precisa conhecer as tendências do e-commerce 2023 que vão impactar suas vendas.
As ações estratégicas para conversar melhor com o consumidor este ano envolvem tecnologia de voz, novidades de pagamento, estratégias sustentáveis e muitos outros. Continue a leitura para conhecer mais sobre essas e outras tendências para usar no seu negócio e movimentar seus resultados.
11 tendências do e-commerce 2023
As tendências de mercado mudam constantemente, assim como as preferências de seus consumidores, que devem ser sempre priorizadas. Oferecer uma boa experiência de compra significa fidelizar os clientes e torná-los consumidores ativos de sua loja virtual. Em alguns casos, esses mesmos clientes passam a ser divulgadores, propagando a marca.
Abaixo separamos as principais tendências do e-commerce para o ano de 2023. Confira:
1. Voice commerce
O voice commerce é uma tecnologia que permite comprar produtos ou serviços através de comandos de voz, substituindo a digitação comum em tablets, smartphones e demais aparelhos. Uma vez captada, a voz é traduzida automaticamente para as guias de pesquisa, utilizando o reconhecimento de voz da Inteligência Artificial.
Essa tendência facilita muito o momento de compra, pois:
- Auxilia compradores que não gostam de digitar na barra de pesquisa;
- Possibilita resultados completos e de acordo com a localidade do cliente;
- Acompanha o ritmo acelerado, principalmente das novas gerações de consumidores;
- Permite pesquisas mais rápidas e assertivas;
- Aumenta a inclusão para pessoas que possuem algum tipo de dificuldade para digitar.
É preciso obter uma configuração estável do seu API (Application Programming Interface), que é o conjunto de programações para web, responsável pela intermediação entre os softwares funcionais para seu voice e o assistente virtual.
Além disso, invista em SEO e capriche nos detalhes das descrições de seus produtos e serviços. Isso fará com que seu produto esteja nas melhores buscas, otimizando todo o esforço de pesquisa do cliente.
2. Cashback
Cashback, em tradução livre, significa “dinheiro de volta”, é uma estratégia que devolve parte do dinheiro gasto pelo cliente a ele mesmo, seja por descontos em uma próxima compra ou como crédito em sua conta cadastrada.
O consumidor precisa se cadastrar em aplicativos ou sites parceiros, registrando seus dados pessoais. Em seguida, é só realizar a compra. Conforme as compras forem aumentando, mais dinheiro irá retornar para a conta cadastrada.
Por exemplo: um e-commerce que vende sapatos por R$ 200, pode oferecer 10% de cashback ao cliente, o qual poderá receber de volta R$ 20, a ser utilizado como crédito nas compras futuras. Essa estratégia estimula o consumidor a comprar mais e a se fidelizar em um site.
Muitas empresas brasileiras já se beneficiam com o cashback, como é o caso de:
- Beblue;
- Ame Digital;
- Melhor Envio;
- Méliuz;
- PicPay.
3. Omnichannel
O omnichannel é uma estratégia que oferece flexibilidade para a experiência de compra do cliente, fazendo com que ele se sinta mais confortável com as decisões. É uma forma de realizar a ponte entre a loja física, virtual e o cliente, como uma revolução digital.
O consumidor pode escolher seu produto na loja online de acordo com suas necessidades, realizar a compra e acordar a sua retirada em uma loja física da rede. Além disso, a facilidade de trocar ou devolver a mercadoria fisicamente após uma compra online gera uma sensação de confiança no cliente.
Para implantar o recurso em sua empresa, crie cooperação entre os canais, pois será preciso compartilhar as informações de seu cliente com o aplicativo parceiro.
4. Realidade aumentada
Realidade Aumentada ou RA, é uma tecnologia que possibilita ao usuário interagir com os produtos desejados de forma online, antes da compra. Através da RA, por exemplo, o consumidor pode ter uma ideia melhor sobre como uma roupa será ajustada no corpo antes de efetuar a compra, proporcionando maior segurança para a tomada de decisão.
Para implantar em seu negócio, é aconselhável que você engaje um relacionamento de confiança com seus clientes, adaptando suas estratégias de acordo com os perfis identificados.
5. Recommerce
O recommerce, também conhecido como comércio reverso, se destaca pela sustentabilidade, além de movimentar a economia do país. É a estratégia de vender um produto físico com alta qualidade e conservação, mas que já foi utilizado por outras pessoas. Aqui, podemos citar como exemplo os brechós, bazares, sebos e curadorias.
É uma opção bastante procurada pelos consumidores que desejam economizar, mas que também desejam garantir a compra de um material de qualidade por um preço mais em conta.
Na prática, para ter sucesso com essa estratégia, é necessário:
- Estruturar sua empresa para vender online;
- Garantir um bom atendimento ao cliente;
- Estar atento à qualidade do item que você colocará à venda;
- Ser transparente na comercialização do item, informando que já foi utilizado por outra pessoa e que se trata de um item seminovo, usado etc.
6. Live commerce
Uma tendência que viralizou graças a aplicativos como o Instagram é o live commerce, ele consiste em um evento virtual que tem como finalidade maximizar vendas. Necessita da ajuda de influencers e plataformas de streaming ao vivo, possibilitando que o consumidor participe enviando suas dúvidas.
Para colocar essa estratégia em prática, é importante conhecer sua persona e focar no preparo do evento em questão. Além disso, é essencial que você já esteja familiarizado com as plataformas usadas, para oferecer condições exclusivas, de acordo com um roteiro personalizado e fiel ao perfil dominante de seus consumidores.
Prepare seus colaboradores para essa ação e não deixe nada fora do controle. O estoque, por exemplo, deve estar 100% atualizado.
7. Compra com antecedência
A tendência de compras online está cada vez mais presente entre os consumidores. Nesse comportamento, entra a adesão da compra com antecedência, que nada mais é do que antecipar suas compras.
Por exemplo, muitos consumidores esperam pelas ofertas de Black Friday de diversas empresas, onde aproveitarão descontos para comprar itens desejados. Inclusive, muitos consumidores aproveitam esse momento para adiantar presentes comemorativos, como os presentes de aniversário e Natal, por exemplo.
Vale fazer um levantamento de estoque e verificar os itens que estão parados, seus vencimentos e condições de uso acerca dos produtos. Coloque-os à venda com boas condições de oferta e campanhas atrativas.
8. Entregas rápidas
Muito comum em plataformas de marketplace, esse serviço consiste em oferecer a entrega do produto escolhido em um prazo bem curto, como em 24 horas a partir da confirmação de pagamento, por exemplo.
Essa é uma comodidade que entrou no gosto dos consumidores, que preferem objetividade em suas compras. Para oferecer uma entrega expressa, é interessante alinhar o seu departamento de logística com as empresas de transporte por meio de um planejamento de romaneios de acordo com a política de frete da sua empresa.
Para saber como calcular seu estoque confira nosso artigo: Giro de estoque: entenda o que é e como calcular
9. Business to game
A tecnologia inovou mais uma vez, dessa vez utilizando o cenário gamer na estratégia de interação com o usuário, para criar a sensação de intimidade. Na prática, essa tendência refere-se ao uso de marcas através do Metaverso, para comercializar, organizar campeonatos de algum esporte, shows e outras infinitas possibilidades de eventos que temos na vida real.
Porém, na experiência 3D, impacta o consumidor com o sentimento de consumo com diversão, já que os games estão ligados aos momentos de relaxamento e descontração.
Para implantar essa estratégia, tenha em mente a importância de:
- Experiência de compra do usuário;
- Realizar pesquisas constantes sobre como o consumidor se sente em relação aos seus canais virtuais;
- Intensificar os ambientes, criando-os cada vez mais dinâmicos e interativos.
10. Robôs inteligentes
Os robôs inteligentes são assistentes de Inteligência Artificial (IA) projetados para lidar com inúmeras tarefas que seriam de humanos, como sanar dúvidas de consumidores, agendar consultas, registrar reclamações, etc.
Para implantar em seu negócio, é necessário realizar uma pesquisa sobre o perfil dos seus consumidores e o público que deseja que tenha acesso à sua plataforma. Conhecer seu cliente gera mais possibilidades de uma programação mais humanitária, para que a interação seja o mais empática possível, gerando assim a sensação de que o consumidor está, de fato, falando com outro ser humano do outro lado da tela.
11. Clube de assinatura
Uma das tendências que mais ganhou espaço no e-commerce são os clubes de assinatura. Na prática, os clientes pagam um valor mensal para receber em suas casas um produto, como livros, roupas e alimentos, por exemplo.
Existem diversos tipos de clubes, que podem oferecer assinatura de produtos únicos ou de boxes, que contam com várias opções. Essa é uma tendência que ajuda muito a manter a recorrência no faturamento e atrair novos clientes.
Inove na sua empresa!
Para aproveitar todas as tendências do e-commerce 2023 é preciso inovar nos processos da sua empresa também. Neste sentido, contar com ferramentas de automatização e integração de processos é fundamental. O Sistema ERP Omie é uma excelente alternativa para tornar suas ações mais modernas e inovadoras.
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