Saiba como funciona a razão social e como criá-la

Veja o que é razão social e nome fantasia. Saiba quais documentos precisa, onde e como fazer a razão social de seu negócio.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

Está procurando entender os passos para abrir uma empresa? Então, saiba que o registro da razão social é um dos principais. Definido como o nome da pessoa jurídica oficializado na Junta Comercial, ele deve ser registrado em todos os documentos oficiais da empresa: certidões, contrato social, nota fiscal e vários outros. É conhecida também como nome comercial, firma empresarial e denominação social.

O MEI também tem razão social, mas existe uma particularidade: enquanto outros tipos de empresas podem fazer a escolha do nome, a do MEI é automática. A regra para razão social do MEI é ser o nome completo do responsável acrescido do CPF correspondente.

A razão social do MEI é gerada automaticamente no momento de abertura do CNPJ, não sendo necessário registro na JUCEG.

Ter o nome da sua empresa registrado e assegurado é um direito constitucional garantido pelo Código Civil Brasileiro e pela Constituição Federal. Veja nos próximos tópicos qual a função da razão social e como criar a da sua empresa. Leia também sobre a diferença entre razão social e nome fantasia e conheça os melhores ramos de negócio para abrir sua empresa.

Continue lendo e aproveite todas as dicas que preparamos para te ajudar a se tornar um empreendedor.

62a1f7437a5e6b5e2f216d35 CTA Banner Empreendedor 2 opt2 v2 222

Qual a função da razão social?

Ter uma razão social tem a função de identificar e diferenciar uma organização dentre as várias empresas no mercado. Por isso, assim que for escolher um nome, verifique na Junta Comercial do seu estado se o registro do nome escolhido está livre, pois não é possível haver duas razões sociais iguais.

Assim que o registro é realizado, a razão social da empresa fica protegida pela Lei de Propriedade Intelectual e pela Convenção da União de Paris, que asseguram o direito ao nome comercial. Em geral, os nomes são constituídos por três partes: o nome da organização, a atividade no mercado – indústria e comércio, locação de software, entre outras –, e o enquadramento. Confira a seguir como é feita a razão social para o MEI:

MEI: Microempreendedor Individual

A razão social do MEI é feita no momento da abertura da empresa, no Portal do Empreendedor, e é totalmente gratuita. Nesse momento, tome cuidado com golpes, existem sites privados que cobram taxas para realizar esse cadastro.

Acesse o Portal do Empreendedor e insira seus dados e da empresa. Ao finalizar o cadastro aparecerá a razão social: NomedapessoafísicaCPF. Ex.: Maria Silva 012345678900. Esse nome só pode ser alterado quando o proprietário da empresa solicitar a mudança de MEI para ME.

Outros tipos de empresa passam por outro processo para adquirir razão social, que é feita no momento do registro do CNPJ na JUCEG ou no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas. Para essas empresas, a razão social segue o seguinte modelo:

1.   Nome de identificação da empresa – escolhido pelo empreendedor;

2.   Área de atuação da empresa – comércio, serviços, entre outros;

3.   Natureza jurídica da empresa – uma sigla para cada tipo.

Quanto à natureza jurídica, os outros tipos de empresa são:

ME: Microempresa

A razão social de uma microempresa pode ser o nome do proprietário acrescido da sigla ME, que identifica o tipo da empresa. Exemplo: José Alves ME. Isso é muito comum quando o MEI muda para ME e prefere manter o nome original. Caso seja do desejo do proprietário, pode ser também o ramo de negócio ou até repetir o nome fantasia. Exemplo: NX Informática ME.

EPP: Empresa de Pequeno Porte

EPP é a sigla que identifica a razão social da empresa de pequeno porte, seguindo o modelo padrão. Exemplo: Souza & Silva Distribuidora EPP.

LTDA: Sociedade de Responsabilidade Limitada

Para Sociedade de Responsabilidade Limitada a sigla é LTDA. Exemplo: ABCD Informática Ltda.

S/A: Sociedade Anônima

S/A é a sigla que identifica as empresas em formato de sociedade anônima. Exemplo: 123 Factoring S/A. 

Qual a diferença entre razão social e nome fantasia?

Você já entendeu o que é razão social, mas sabe o que é nome fantasia e a diferença entre os dois termos?

O nome fantasia é a nomenclatura pela qual uma empresa é conhecida pelos consumidores. Um exemplo é O Boticário, que é o nome fantasia de uma franquia de perfumes bem conhecida no Brasil, tendo como razão social O Boticário Franchising Ltda.

Um mesmo nome fantasia pode ser ligado a vários CNPJs, sendo um deles a matriz e os outros as filiais de um grupo de empresas. Esse nome é protegido e registrado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Muitas vezes, a escolha do nome fantasia está ligada a uma estratégia comercial e ele é usado em campanhas de vendas e marketing.

A razão social é a assinatura legal de uma empresa e identifica a organização no mercado, no entanto, não é o nome pelo qual o empreendimento é reconhecido pelo consumidor. A principal diferença é que, para efeitos legais, contábeis, judiciais e fiscais, o que é considerado é a razão social, também conhecida como nome empresarial.

Como escolher e criar a razão social?

O primeiro passo para o registro da razão social é pesquisar na Junta Comercial de seu estado se o nome escolhido já está sendo utilizado. Vale também verificar em buscadores on-line (como o Google ou Bing), o que amplia a sua análise.

Se não existir nenhuma razão social igual à da sua empresa, basta adicionar o segmento de atuação do seu negócio e, por fim, incluir seu enquadramento com um dos tipos de empresa mencionados no início deste artigo (ME, S/A etc.). Se você quer abrir uma cafeteria, pense nela como se fosse uma pessoa que precisa registrar o nome e sobrenome. Seria um exemplo: Maria Joaquina Cafeteria ME.

Em um segundo momento, toda a documentação necessária para o tipo de empresa escolhida deve ser reunida e levada ao cartório ou Junta Comercial de sua localidade. A documentação básica exigida costuma ser um dos documentos listados abaixo:

  • Requerimento do empresário;
  • Contrato Social para Empresa Individual;
  • Ato Constitutivo para Eireli;
  • Outros que se fizerem necessários.

Após a entrega dos documentos, é só aguardar a aprovação e registro da razão social.

Como consultar a razão social pelo CNPJ

Para descobrir a razão social de uma empresa, você pode pesquisar em buscadores da internet. Ou, caso tenha o CNPJ, consultar no site da Receita Federal.

No site da Receita Federal você consegue consultar o CNPJ e a razão social de um empreendimento, bem como ter acesso a sua ficha cadastral com diversas informações, como o porte, a natureza jurídica, a situação cadastral, entre outros dados.

Como descobrir a razão social pelo nome fantasia?

Além do CNPJ, outra forma de buscar a razão social é pelo nome fantasia. É uma busca mais demorada, já que esse nome não é exclusivo como o número do CNPJ.

No site da Junta Comercial de cada estado é possível fazer uma pesquisa detalhada com o nome fantasia e, assim, ter acesso à razão social do empreendimento que você está procurando. 

Supere as barreiras para o crescimento da sua empresa

Depois de escolher seu ramo de negócio e registrar sua razão social, é hora de fazer a gestão da sua empresa. E a forma mais fácil é contar com um software de gestão para automatização de processos e melhor desempenho do seu negócio.

Para ajudar empresas iniciantes, a Omie desenvolveu um sistema ERP de gestão que facilita a vida dos empresários para cuidarem de suas empresas. O software da Omie oferece diversas funcionalidades: painel do contador, emissão de nota fiscal eletrônica, integração com outros softwares, gestão de CRM, e-commerce e muito mais.

Além desse sistema, a Omie oferece muitos artigos em seu blog para tirar as dúvidas dos empreendedores. Se escolheu a razão social, mas tem dúvidas sobre o nome fantasia, confira nosso artigo: Entenda o que é nome fantasia e como escolher. Vai ser muito mais fácil!

Conte com a Omie para te ajudar a alavancar seus negócios

Depois de entender melhor o que é razão social, nome fantasia e como registrar sua empresa, tenha a Omie como parceira do seu negócio! Conheça a Omie.Academy e faça vários cursos gratuitamente.

Com seu CNPJ ativo e a empresa funcionando, você vai precisar de um contador e de relatórios completos para te ajudar a tomar decisões estratégicas. O Sistema ERP da Omie te proporciona esses relatórios e funções que podem ser personalizadas à realidade do seu negócio. Com um suporte rápido e atualização automática do software.

Experimente grátis por 7 dias e veja a facilidade que é ter a Omie como parceira de negócios!

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
como funciona o pronampe

MEI

Entenda mais sobre o Pronampe e essa forma de crédito empresarial, além de como regularizar seu negócio e como esse
DASN Simei: homem com celular e notas

MEI

Aprenda como declarar e evite multas e juros pelo não envio das informações corretas.
Migrar MEI para ME: mulher e homem conversando
Entenda as diferenças entre MEI e ME e conheça todos os passos para fazer essa transição de forma tranquila e