Como abrir uma empresa: um guia para começar o seu negócio

Confira um passo a passo com todos os processos que você precisa conhecer para entender como abrir uma empresa.
Navegação Rápida
Navegação Rápida

O sonho de ter o próprio negócio faz parte da vida de muitos brasileiros. Nem sempre é fácil entender como abrir uma empresa, bem como todas as responsabilidades necessárias. Assim, muitas pessoas acabam ficando com dúvidas de por onde começar. 

Há alguns processos que podem ser vistos como burocráticos para a maioria das pessoas. Apesar de haver leis de incentivo ao empreendedorismo no Brasil, como a abertura de MEI (Microempreendedor Individual) e ME (Microempreendedor), para dar início ao seu negócio, você ainda precisa conhecer todas as obrigações legais.

Neste guia, mostraremos um passo a passo de como abrir uma empresa, esclarecendo as principais dúvidas desse processo, indicando os custos e documentações, além de boas práticas de planejamento. Confira!

Quais os custos de abrir uma empresa?

Além dos gastos que envolvem a locação do local e as despesas para reformar o ambiente profissional, o empresário precisa pôr no papel todos os custos tributários e legais na hora de começar a empreender.

Nesse sentido, pagamento de impostos, registros, alvarás de funcionamento, inscrições e licenças municipais e estaduais são algumas das diversas obrigações que o profissional assume assim que decide abrir uma empresa.

Quanto tempo demora para abrir uma empresa?

O tempo para abrir uma empresa pode variar de cidade para cidade, mas esse período é de, em média, 4 dias. Para o empreendedor, ter o CNPJ em mãos e conseguir emitir notas fiscais, esse processo pode levar até 20 dias, e até mais, caso esteja faltando algum documento. Por conta disso, é preciso se organizar e não deixar faltar nada. 

Documentos que você precisa para abrir uma empresa

Os documentos necessários para abrir uma empresa também podem variar conforme a atividade do negócio e localização. Logo, vale estudar mais o seu mercado e entender as individualidades. Os documentos básicos que você precisa para abrir uma empresa são:

  • CPF;
  • Comprovante de endereço;
  • Certidão de casamento (aplica-se para os empreendedores casados);
  • Documentação com inscrição imobiliária ou indicação fiscal do imóvel onde a empresa realizará as suas atividades. 

Apesar de complexo, o processo para abrir uma empresa no Brasil tem melhorado com o tempo. Os órgãos públicos têm realizado otimizações para que tudo seja facilitado para os empreendedores, porém, dependendo da situação, esse processo pode levar até 2 meses. Por conta disso, o planejamento é fundamental. 

Afinal, como abrir uma empresa?

Confira algumas etapas importantes para abrir uma empresa de forma simples, organizada e sem complicações, fazendo uma boa gestão do seu negócio e dos seus clientes desde o início do processo. 

Faça um plano de negócio

Um bom plano de negócios é a base de toda empresa com grandes objetivos, que visa manter a boa saúde financeira da organização. Um plano de negócios eficiente vai mapear todos os itens importantes, desde as metas internas até o perfil de clientes da empresa.

Isso porque é importante para toda empresa conhecer de perto as necessidades dos seus clientes, para oferecer soluções efetivas e melhorar cada dia mais o serviço prestado. O plano de negócios vai auxiliar todas as etapas para um bom mapeamento de ações e ajudar a ter uma análise mais estratégica do empreendimento. 

Contrate um contador

Um bom contador será o braço direito da sua empresa, então é preciso escolher muito bem esse profissional. Isso porque ele auxiliará na emissão dos documentos necessários, exigidos pelos órgãos públicos, além de fornecer as orientações que a sua empresa precisa. 

Dessa forma, você evitará arriscar ou calcular impostos e outras tarifas de forma incorreta, o que pode gerar problemas com a receita federal ou outras instituições. Ademais, algumas exigências podem ser complexas e o contador saberá como instruir a sua empresa da melhor forma possível. 

Banner CTA

Defina o tipo de empresa que abrirá

Aqui, vai depender do tamanho e do faturamento do negócio, além do serviço que será oferecido. Para fazer a escolha, é preciso considerar os regimes tributários de cada tipo de empresa, além de entender a demanda. 

Dentre os tipos de empresa, os principais são MEI (Microempreendedor Individual), ME (Microempresa) e EPP (Empresa de Pequeno Porte).

Escolher o tipo de empresa certo é fundamental para evitar problemas tributários. Caso o limite de faturamento anual da sua empresa ultrapasse a margem escolhida, a empresa precisará se regularizar. 

Determine a natureza jurídica e regime tributário

Definir a natureza jurídica e o regime tributário em que a empresa se enquadrará é parte fundamental para entender como será o fluxo entre os lucros e as despesas, além do quadro societário do negócio. 

As principais naturezas jurídicas para a abertura de empresas são SLU (Sociedade Limitada Unipessoal), LTDA (Sociedade empresária Limitada) e EI (Empresário individual). Dentre os tipos de regime tributário mais utilizados, estão o Lucro real, Lucro presumido e o Simples Nacional.

Faça o contrato social

O contrato social é um dos documentos mais importantes da empresa, pois é nele que constarão os dados fundamentais para que a empresa possa funcionar, como:

  • quem são os sócios e responsáveis pela empresa;
  • o endereço onde ela estará instalada;
  • deveres e áreas de atuação de cada responsável, dentre outras informações.

Além de ser importante para o negócio, o contrato social é um documento obrigatório que toda empresa precisa ter para funcionar no Brasil. 

Registre a empresa na junta comercial

Assim que o contrato social for redigido, o próximo passo é realizar o registro na Junta Comercial ou no Cartório de Pessoas Jurídicas. É nessa etapa que a empresa começa a existir oficialmente.

No entanto, lembre-se: o registro na Junta Comercial deve ser feito antes de obter o CNPJ, já que, embora esse documento não permita o funcionamento, é o principal requisito para atuar no mercado consumidor.

Consiga o alvará de funcionamento

Fornecido pelo município, esse é o documento que permite que o seu negócio finalmente comece a atuar no mercado. Sem o alvará, a empresa corre o risco de ser impedida de funcionar e pode ocasionar multas e restrições. 

Faça a inscrição estadual ou municipal

Fazer as inscrições necessárias nos órgãos reguladores é um requisito essencial para obter o alvará de funcionamento. Apesar de variar dependendo da área de atuação do seu negócio, elas garantem o “bom funcionamento” aos consumidores. Dentre as mais importantes estão:

  • Licença ambiental;
  • Licença sanitária,
  • Vistoria de cumprimento das normas de segurança.

Planejamento e organização são essenciais para abrir uma empresa

A abertura de uma empresa requer planejamento e organização adequada, para que nada saia do planejado, gerando custos desnecessários e deixando a saúde financeira do negócio confusa logo nos primeiros anos. 

Para que tudo aconteça da melhor forma possível, é preciso estar em dia com a legislação, com o fluxo do negócio e alinhado com os demais sócios para que as metas sejam atingidas. 

Uma dúvida recorrente que impede os empresários de avançar nas etapas da abertura de uma empresa é a escolha do tipo. Pensando nisso, vamos ajudar você mostrando todos os tipos de empresas presentes no Brasil. Saiba qual dos tipos de empresa se encaixam mais no seu modelo de negócio.

Compartilhe este post
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Conteúdos relacionados
DACTE
Entenda o que é DACTE e garanta legalidade e transparência nas operações de transporte de forma simplificada com este guia!
Veja como fazer análise de risco, superar desafios de gestão e transformar ameaças em oportunidades de melhorias e lucros de
Aprenda como fazer a implementação de ERP na sua empresa de maneira simples. Confira um passo a passo explicativo do