Entenda o que é EIRELI e quais suas vantagens

Leia nosso artigo e saiba tudo sobre o que é EIRELI e quais as vantagens desse modelo de negócios. Descubra como abrir uma empresa nesse formato.

19/Ago/2020
Empreendedorismo

Após a instauração da Lei 12.441 de 2011, os empresários que não desejam ter sócios podem abrir seu negócio. Antigamente, quando uma pessoa desejava abrir uma empresa, precisava se submeter ao modelo de sociedade limitada, que nem sempre era o mais lucrativo. Para entender mais sobre o assunto, explicaremos neste artigo o que é EIRELI.

O que é EIRELI?

Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, ou EIRELI, é um modelo de empresa onde o empresário não tem sócios. Portanto, uma única pessoa é titular da totalidade do capital social da empresa. Porém, para que isso seja possível, no EIRELI, o capital mínimo precisa ser equivalente a 100 vezes o maior salário-mínimo vigente.


No formato EIRELI o titular não tem seu patrimônio afetado pelas dívidas da companhia, desde que não pratique nenhum crime ou ato ilícito. Por se tratar de um modelo mais simples de negócio, pode ser uma boa alternativa para pequenas empresas. Veja a seguir como abrir uma empresa nesse formato.

Como abrir um negócio no formato EIRELI?

Antes de pensar em abrir um negócio de Empresa Individual de Responsabilidade Limitada é preciso se certificar de ter o capital social necessário, além de ter um CNPJ ativo. Veja a seguir outras dicas que podem ajudar nesse processo:


  • Crie um Ato Constitutivo (contrato social);
  • Registre-se na Junta Comercial pertencente ao seu estado;
  • Faça a inscrição estadual, assim como a municipal, da sua companhia;
  • Obtenha seu alvará de funcionamento, assim como outras licenças que forem necessárias para seu negócio;
  • Escolha um regime tributário que seja o mais adequado para seu tipo de negócio e lembre-se que você pode contar com a assistência de um especialista para isso,
  • Por fim, obtenha o certificado digital para que seja possível emitir suas notas fiscais, além de ter uma assinatura com validade jurídica.

Principais benefícios da EIRELI

Além de reduzir a informalidade, esse formato permite que os empreendedores comecem seus negócios de forma independente. Veja outros benefícios desse tipo de empresa:

Sem limite de faturamento

Diferente do MEI, no EIRELI o faturamento não tem um teto máximo que pode atingir. Por isso, mesmo que seja voltada para empresários individuais, a companhia é livre nesse aspecto. 

Flexibilidade de regime tributário

Outro aspecto interessante desse formato é poder escolher dentre os diversos regimes tributários que existem. Muito empresários optam por esse modelo para escolher o Simples Nacional, um regime mais vantajoso para pequenos negócios por possuir alíquotas menores.

Serve para diversos segmentos

Para escolher esse modelo, o negócio não precisa atuar em um determinado segmento, já que esse modelo abrange diversas áreas. Por isso, pode ser uma opção viável para empresários que desejam atuar nos mais variados ramos de negócios.

Diferença entre EIRELI, MEI e EI

Ao saber mais sobre o que é EIRELI podem surgir algumas dúvidas sobre as diferenças entre esse modelo e os demais. Uma das principais diferenças entre MEI e EIRELI é que no MEI existe um limite máximo de faturamento, que é de até R$ 81 mil por ano. 


Entretanto, o MEI não exige um capital social para começar a empreender, o que pode ser uma grande vantagem. Isso porque esse formato foi criado para tirar os microempreendedores da informalidade e dar mais oportunidades para essas pessoas.


Já no caso do EI (Empreendedor Individual), diferentemente do modelo de contrato  EIRELI, as responsabilidades, decisões e patrimônios devem ser compartilhados. O EI utiliza seu patrimônio individual como uma forma de garantia em caso de endividamento da empresa. Nesse formato também não há limite de faturamento, como existe no MEI.


Após entender mais sobre os diferentes formatos de negócios, é preciso pensar sobre qual deles é ideal para o seu estilo de empreendimento. Antes de abrir uma empresa, é fundamental estudar esses formatos e escolher o que mais se adequa ao negócio que você pretende abrir.

Tecnologia na gestão de negócios

Entender mais sobre os formatos de negócios que podem ser adotados é o primeiro passo para se tornar um empreendedor de sucesso. Entretanto, os desafios de gerir uma empresa podem ser complexos. Para facilitar a rotina administrativa de uma empresa, é possível contar com o auxílio da tecnologia.


Um exemplo disso é o sistema de gestão ERP, que automatiza processos e proporciona mais produtividade para a organização de empresas de pequeno, médio e grande porte. Leia nosso e-book “Produtividade na Gestão de Empresas” e veja dicas que podem ajudar na gestão, além de entender mais sobre as vantagens que um software como esse pode proporcionar para seu negócio.


Receba as novidades

Assine nossa newsletter

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas

Posts Relacionados

Artigos por autor

Receba as novidades

Receba as novidades

Obrigado por se inscrever!

Oops! Verifique novamente se informações estão corretas